CAPIAU

MULTIDÃO?

Os cálculos do número de pessoas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, recepcionando o ex-presidente Jair Bolsonaro, ficam muito a desejar. Enquanto a Universidade de São Paulo (USP), com amparo da tecnologia, calcula 18.300, a PM do Estado do Rio de Janeiro diz que foram 400 mil participantes, ou seja, 22 vezes a mais. Como este Capiau, idoso e cansado, não esteve lá — felizmente, participando de ações nobres aqui na cidade de Piracicaba —, terá dificuldade em colocar a informação em confronto. Dessa forma, a política e a Política continuam reféns de como circulam as nuvens, ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito.

RIO DAS PEDRAS — I

Nos bastidores da política, comenta-se que a disputa pela Prefeitura de Rio das Pedras promete ser acirrada. O atual prefeito, Marco Buzetto (Republicanos), não poderá concorrer, pois já foi reeleito. Com isso, Vanessa Botam (PL), que ficou em segundo lugar nas eleições de 2024, surge como uma possível candidata.

RIO DAS PEDRAS — II

No entanto, outra mulher, bastante interessada na política, também pode entrar na corrida eleitoral, aumentando a expectativa sobre o cenário. As nuvens ainda não estão totalmente claras em Rio das Pedras, mas este velho e experiente colunista promete investigar com seus informantes quem será essa misteriosa candidata.

RIO DAS PEDRAS

Quem pode surgir como candidato apoiado pelo prefeito Marco Buzetto é o atual secretário de Obras e ex-prefeito de Rio das Pedras, Carlos Defavari (PSD), partido liderado por Gilberto Kassab. Defavari já governou a cidade entre 2017 e 2020 e pode entrar na disputa para dar continuidade à atual gestão. Resta agora aguardar como as nuvens vão se movimentar no céu político rio-pedrense.

ECONOMIA

O Banco Central divulgou que a economia brasileira registrou um crescimento de 0,9% em janeiro de 2025. Essa prévia do PIB reforça a trajetória de crescimento sólido do país. O resultado superou as projeções do mercado e representa a maior alta desde junho de 2024. É o Brasil avançando, com desenvolvimento econômico e inclusão para todos.

ALESP

No Palácio Nove de Julho, deu tudo certo para o deputado estadual André do Prado (PL), fez um bom entendimento, e o Partido dos Trabalhadores (PT) continua com a primeira secretária. As nuvens movimentaram-se bem pouco de dois anos para cá na Alesp. O Psol reagiu, mas com poucos deputados. (notícia em outro local desta edição)

PRAECLARUS

Homenagem em dose dupla no Legislativo piracicabano! Hoje, às 19h, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores “Helly de Campos Melges”, duas importantes honrarias serão entregues. Ana Lúcia Scagnolato receberá o título de “Piracicabanus Praeclarus” das mãos do vereador Pedro Kawai (PSDB). Já o vereador André Bandeira (PSDB) concederá a Medalha de Mérito Legislativo à ArcelorMittal.

EMPREGO

Em celebração ao Mês da Mulher e ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, liderada pelo sindicalista José Luiz Ribeiro (Solidariedade), promoverá a 1ª Ação de Empregabilidade da Mulher. O evento acontecerá no dia 25 de março, no Varejão Central, próximo ao Terminal Central de Integração (TCI). Serão oferecidas cerca de 600 vagas de emprego, com a participação de 32 empresas parceiras já confirmadas.

NO MESMO BALAIO — I

Durante a 11ª Reunião Ordinária da Câmara, quinta (13), o vereador Wagner de Oliveira (PSD), Wagnão, utilizou a tribuna para manifestar seu descontentamento com “críticas generalizadas” ao Legislativo municipal. Segundo o parlamentar, é injusto colocar todos os vereadores “no mesmo balaio”, uma vez que cada parlamentar tem uma atuação distinta e deve ser avaliado individualmente.

NO MESMO BALAIO — II

Wagnão reforçou que a generalização de críticas nas redes sociais compromete a imagem de toda a Câmara, mesmo que nem todos os parlamentares estejam envolvidos nas situações apontadas. O vereador solicitou a reprodução de um áudio que circula na internet, com críticas de que a Casa não se atenta a questões como radares, esgoto a céu aberto, falhas na saúde e ausência de visitas a escolas públicas.

NO MESMO BALAIO — III

O parlamentar acrescentou que a generalização foi decorrente da ida do colega de plenário, Rafael Boer (PRTB) a Brasília, onde aparece entregando uma camiseta do XV de Piracicaba ao deputado federal Nikolas Ferreira, de Minas Gerais, “o qual não tem histórico de envio de emendas para o município”. Wagnão comparou a situação com a atuação de deputados como Milton Monti, que efetivamente contribuíram com recursos para a cidade.

NO MESMO BALAIO — IV

Ele questionou a necessidade de viagens a Brasília para busca de emendas, destacando que diversos recursos foram viabilizados sem deslocamentos desse tipo. Para ele, o que importa é o resultado prático e o benefício direto à população. E ainda revelou estar apurando “possíveis usos indevidos de veículos oficiais” da Câmara para fins partidários.

NO MESMO BALAIO — V

As declarações de Wagnão claramente causaram desconforto no presidente da Casa, vereador Rerlison Rezende (PSDB), Relinho, que respondeu em nome do vice-presidente Rafael Boer (PRTB) – ausente dos trabalhos legislativos, naquele momento. Relinho destacou a necessidade em oferecer estrutura aos parlamentares e que, em viagens à capital federal, são importantes para a articulação de envio de recursos para a cidade.

NO MESMO BALAIO — VI

O assunto rendeu até ontem (17), quando o vereador Rafael Boer (PRTB) levou ao prefeito Helinho Zanatta (PSD) um ofício para “informar sobre a indicação de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a saúde”, sendo intermediada junto ao deputado federal Saulo Pedroso (PSD). Boer informou ainda que oficializou o pedido quando esteve em Brasília. Mas ainda não tem uma data prevista para a liberação do recurso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima