
Na sétima aula do Curso Livre em Africanidades, a Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto recebe hoje (21), às 14h, o sambista e sociólogo Tadeu Augusto Matheus, conhecido como Tadeu Kaçula, com a aula Imprensa Negra: Frente Negra Brasileira e o Jornal A Voz da Raça. A atividade é gratuita e acontece no anfiteatro da Biblioteca, que é um equipamento mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
O curso aborda os aspectos socioculturais e econômicos da formação da sociedade brasileira com um olhar voltado aos valores cosmológicos dos afro-diaspóricos. “Abordaremos o período histórico do antes e do pós-abolição e os processos de resistência e reorganização da população preta na sociedade moderna utilizando-se da imprensa negra como um importante instrumento estratégico de mobilização e organização político-social da população preta a partir da cidade de São Paulo”, destaca Tadeu Kaçula.
Tadeu Augusto Matheus é sambista, sociólogo formado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Mestre e Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP), coordenador executivo da Unafro (Universidade Livre de Sociologia e Comunicação Afro-brasileira).
Ele também é autor dos livros Casa Verde: uma pequena África paulistana (LiberArs Editora), Samba e Pandemia: 2021, o ano que o samba parou (Proac), A Imprensa Negra na Década de 1930: Frente Negra Brasileira e o Jornal A Voz da Raça (LiberArs Editora).
SERVIÇO – 7º Encontro do Curso Livre em Africanidades, com Tadeu Augusto Matheus. Hoje (21), às 14h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Entrada gratuita. Na rua do Vergueiro, 145. Informações/Whatsapp: (19) 3433-3674.