
Iniciativa do vereador André Bandeira, Daniel Yokoyama Sonoda e Pedro Valentim Marques receberam honrarias da Câmara
A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), nos decretos legislativo 8/2023 e 9/2023, concedeu o Título de Cidadão Piracicabano ao professor de Economia, Pedro Valentim Marques, e ao engenheiro Agrônomo, Daniel Yokoyama Sonoda, ambos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), que se notabilizam por relevantes serviços à cidade, por intermédio do Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), que hoje projeta a cidade em 80 países, totalizando 50 mil pessoas.
A solenidade aconteceu na sexta-feira (22), nas dependências do salão nobre “Helly de Campos Melges”, com transmissão ao vivo pela TV Câmara.
Autoridades, representantes de entidades, amigos e familiares dos contemplados compareceram na solenidade. Na composição de personalidades na mesa de honra, o presidente dos trabalhos da noite, André Bandeira, o secretário municipal de Administração, Eugênio Stipp, o subinspetor da Guarda Civil Municipal, João Luiz Alves, a diretora da Esalq/USP, Thaís Vieira, o presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Marcelo Delfini Cançado, o diretor-executivo da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), Renato de Albuquerque Ferreira, o gerente regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) – Piracicaba, Homero Scarço e o presidente do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba e vice-presidente da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), José Coral.
Autor da solenidade, André Bandeira falou da honra de compartilhar a homenagem com os convidados e a população em geral, numa satisfação em poder ter proposto a homenagem, que a partir da aprovação na Câmara passa a ser o reconhecimento da cidade. Além de considerar que na prática eles já são piracicabanos há muito tempo, porém, não tinham o reconhecimento oficial.
Bandeira disse que embora não tenha realizado cursos na Esalq, reconhece que onde se vai, verifica-se que a instituição é referenciada. “Esta ligação se espalha pelo mundo”, disse o parlamentar, que ainda falou do privilégio que teve de conversar com os dois homenageados, onde o professor Pedro contou sua história de vida, desde que saiu do nordeste para São Paulo e, quando de repente veio para a Esalq, em trabalho de uma vida, compartilhado por outros.
O parlamentar também referendou o legado de Daniel Sonoda, que pegou gosto pela Instituição e por Piracicaba, onde dedicou sua vida. “Vocês construíram o Pecege, levaram o conhecimento para o mundo, com toda tecnologia incorporada, que hoje passa a ser referência na cidade. O Pecege já está envolvido em inúmeras participações na cidade, a exemplo do mês de setembro, no desfile inclusivo e em outras ações onde se busca o melhor para a cidade. Que Deus retribua em dobro o trabalho que vocês fazem por Piracicaba, agora, como cidadão de fato e de direito”, finalizou o parlamentar.
Pedro Marques ocupou a tribuna de honra para falar da gratidão que sente pela titulação recebida. Na leitura de discurso previamente preparado e, com sucintas palavras, o professor também destacou em números a projeção do Pecege pelo mundo, presente em 80 países e com um universo superior a 50 mil alunos. Também lembrou de quando ainda jovem chegou em Piracicaba, há mais de 50 anos. Gratidão à minha família, alunos e ao pessoal do Pecege”, concluiu o laureado.
Também com direito à exibição vídeo, em destaque ao seu legado, o professor Daniel Sonoda ocupou a tribuna de honra para agradecer a presença de todos, e em discurso de improviso destacou a presença do ex-diretor da Esalq, o professor Evaristo Marzabal Neves, bem como disse que fazer parte da cidade é um orgulho e motivo de honra, “em atividades que se misturam com Piracicaba, onde o grande trabalho é procurar ajudar, auxiliar e não sobrepor, além de pensar em melhorias ao Clube, Executivo e Legislativo, de ajuda que sirva a todos”, disse o contemplado da noite.