Universidade Federal em Piracicaba: ousar lutar, ousar vencer

José Machado

 

A reivindicação pela implantação de Universidade Federal em Piracicaba nas instalações onde funcionou durante muitos anos o Campus Taquaral da Unimep vai, aos poucos, se transformando num grande clamor popular de nossa cidade e, por que não dizer, de nossa região e mesmo do Estado de São Paulo.

Todos sabemos que a crise que se abateu sobre a Unimep, que redundou na drástica diminuição das suas atividades e no abandono do Campus Taquaral, deixou um vácuo de proporções gigantescas em Piracicaba e região, pois naquele local de excelentes instalações vicejou uma vida acadêmica de grande relevância, não apenas voltada à formação de profissionais necessários às atividades das áreas pública e privadas, mas também para o enriquecimento da atmosfera social, cultural e política.

A crise da Unimep se insere no contexto de uma crise mais geral da Rede Metodista de Ensino, a qual, para quitar dívidas financeiras com credores diversos, e tentar sobreviver, viu-se obrigada a submeter-se a um Processo de Recuperação Judicial, que está em curso. Nesse Processo, o patrimônio correspondente ao Campus Taquaral foi segregado para compor a equação necessária à quitação da dívida tributária que a Rede tem com a União.

Ora, essa circunstância dramática, dolorosa e irreversível não podia ficar sem resposta. As lágrimas tinham que rapidamente ser enxugadas e iniciativas urgentes precisavam ser tomadas com a finalidade de preencher o vácuo tremendo deixado pela Unimep, através de um projeto educacional consistente. O lampejo se deu, justiça seja feita, por iniciativa da Vereadora Rai de Almeida que provocou pessoas próximas ao seu mandato, inclusive o Mandato Coletivo simbolizado pela Vereadora Silvinha, que passaram a se articular como um Núcleo propositivo, para avaliar a situação e ver como agir.

Desde então as reuniões passaram a se suceder e várias ações foram sendo encetadas, algumas delas, a meu critério, são destacadas a seguir.

Manifesto foi elaborado, propugnando pela implantação de universidade pública em Piracicaba para ocupar o vácuo deixado pela Unimep, e nele foram firmadas assinaturas de personalidades, dentre elas os ex prefeitos de Piracicaba, deputados, intelectuais, dirigentes sindicais, empresários e cidadãos em geral, de Piracicaba e de outras plagas.

O Prefeito Luciano Almeida recepcionou em seu gabinete representação do movimento que se iniciava e aderiu.

Depois, veio a audiência em Brasília, articulada pela deputada Bebel, com o Ministro da Educação, Camilo Santana, da qual participaram também a Vereadora Rai, os professores Ely Eser Barreto Cesar e Valdemar Sguissardi e o secretário municipal de Educação, Bruno Roza. O Ministro foi muito receptivo à reivindicação e determinou à sua assessoria que estudasse a viabilidade do pleito.

Em seguida, podemos registrar a audiência concedida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin à deputada Bebel e ao Presidente do Simespi, Erick Gomes, na qual o vice-presidente declarou-se entusiasta do projeto.

Mais: a vereadora Rai articula reunião com o Ministro Padilha em Campinas, para lhe colocar a par do projeto e solicitar seu apoio.

Nova missão a Brasília, com as participações da deputada Bebel, do Professor Ely Eser Barreto Cesar, do Secretário Bruno Roza e minha, representou outra investida, desta feita com a proposta concreta apresentada ao MEC para que o governo federal desaproprie o Campus Taquaral, declarando-o, de imediato, de Utilidade Pública, medida que permitirá, mediante compensação financeira, quitar parcela da dívida tributária que a Rede Metodista tem com a União e, assim, dar o passo necessário para viabilizar o projeto da Universidade Federal.

Duas plenárias abertas à participação geral foram realizadas na Câmara Municipal de Piracicaba, sob a coordenação da Vereadora Rai, com a finalidade de fazer balanço do movimento e delinear os rumos.

Encontro importantíssimo se deu em São Paulo, articulado pela deputada Bebel, reunindo ela própria, a Vereadora Rai e eu com o Secretário Executivo Adjunto do MEC, Leonardo Barchini, ocasião em que se buscou esclarecer a centralidade do Decreto de Utilidade Pública para fins da desapropriação do Campus Taquaral no bojo de viabilização do projeto pela Universidade Federal em Piracicaba e se pactuou a vinda do Secretário a nossa cidade para conhecer de perto as instalações desse campus e interagir com a comunidade.

Nos últimos dias, a deputada Bebel defendeu e logrou aprovar nos Congressos da CUT-SP e da Apeoesp moções de apoio ao projeto. Além disso, a deputada, como Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa igualmente logrou aprovar uma audiência pública dessa Comissão em Piracicaba, a realizar-se no dia 29 de setembro p.futuro na Câmara Municipal de Piracicaba, em conformidade com a estupenda aprovação no plenário esta Casa de requerimento apresentado pela Vereadora Rai. A expectativa por essa audiência pública é enorme, em razão da repercussão que pode alcançar.

Finalmente, o movimento ganha literalmente as redes sociais e as ruas de Piracicaba e se estende para outras plagas em nosso estado, através do abaixo-assinado, proposto pela deputada Bebel, clamando pela Universidade Federal em Piracicaba e que pode ser acessado para assinatura pelo link: https://chng.it/vHcbzHWpd4.

As lideranças aqui nominadas vestiram a camisa na luta por essa conquista e estão fazendo a sua parte. Contudo, essa luta histórica não é de poucos e nem de muitos: É DE TODOS E DE TODAS, indistintamente!

Assim, cabe a cada de um nós, detentores de mandatos políticos, empresários, líderes populares, professores, estudantes, líderes religiosos, dirigentes de sindicatos de trabalhadores, associados de clubes de serviço, jornais, emissoras de rádio e TV, etc., assumir o protagonismo que nos cabe.

As futuras gerações agradecerão.

_____

José Machado foi prefeito de Piracicaba por dois mandatos pelo PT, ex-deputado federal e ex-deputado estadual

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima