5 de Setembro

Valdiza Maria Capranico

 

Mais um 15 de Setembro! Como tantos outros que já passaram e muitos que ainda virão… Mas, refiro-me a um 15 de Setembro no longínquo ano de 1890…

Nascia, nesse dia, no bairro Alto (ah! Amado bairro onde também nasci!) um menino, registrado com o nome de Thales… Thales Castanho de Andrade!

Esse menino foi crescendo, junto de sua família, desenvolvendo habilidades variadas.

O que, realmente, mudou tudo, foi, ao se tornar professor, pela Escola Normal – hoje Sud Mennucci.

Era mais um jovem ingressando na bela carreira do magistério – só que para orgulho nosso, não apenas mais um professor – nascia ali um grande EDUACADOR! Homem simples, apaixonado pela vida no campo, transmitiu às crianças, aos jovenzinhos de sua época, o Amor à Natureza através de suas belas histórias! Já, nos anos de 1920, preocupava-se com o desmatamento! Seu coração sangrava ao ver árvores tombadas! Pobre Thales! Imaginem só se ele vivo fosse hoje, como se sentiria ao presenciar tantos e tantos desmatamentos!

Em sua vida de grande Educador escreveu, de modo simples a importância da vida do campo, dos animais, das florestas… Encantou várias gerações com suas belas histórias: “A filha da floresta”, “El rei Dom Sapo”, “Itaí, o menino das Selvas” …

Por seu modo simples de falar, de escrever, por seu carinho, respeito à infância, recebeu, em vida, homenagens de seus amigos, aqui em nossa terra: quando Piracicaba completou 200 anos – em 1967, Thales recebeu de seu inseparável amigo João Chiarini – outro grande nome na história de nossa terra – uma herma, confeccionada por Luis Morrone, colocada à frente da Escola Morais Barros – onde ele lecionou também. Nela se lê, pois lá está até hoje: “A Thales Castanho de Andrade, a maior Criança Grande do Brasil” – Agosto de 1967.

Os presentes no local, naquele dia, disseram que ele sorriu ao ler essa dedicatória abaixo da mesma…

Esse homem simples, que dedicou sua vida a transmitir o amor à Natureza, à vida, à criança, recebeu muitas honrarias em vida, em várias cidades de nosso Brasil. Inclusive, foi Secretário Estadual de Educação – cargo que, na época, era entregue às pessoas que realmente viviam como Educadores…

Thales encantou gerações de crianças…

Hoje, na Eternidade, receba Thales, mais uma homenagem simples, como você foi a vida toda: À maior Criança Grande do Brasil! – saudade de você, Thales, eternamente!

 

_____

Valdiza Maria Capranico, vice-presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba)

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima