Os descendentes do incrível Hulk em Piracicaba

João Carlos Teixeira Gonçalves

 

Quando o falecido escritor e editor chefe da Marvel Comics Stam Lee criou o personagem o Incrível Hulk não imaginava que ele deixaria filhotes em Piracicaba.

Nas histórias em quadrinhos o cientista Bruce Banner se esconde no Brasil enquanto busca desesperadamente a cura da mutação que o transforma em um monstro incontrolável para assim levar uma vida normal. Nas histórias o alter ego do personagem Bruce Banner supera a própria ideia de super herói ao trazer à tona a identidade ambígua de cientista e monstro.

Creio que o mestre Stam ao criar seu personagem buscou inspiração numa palavra de origem sânscrita chamada Klesha (síndrome de Incrível Hulk), que significa “emoção conflituosa”. O budismo trabalha muito essa questão, pois quando uma emoção forte nos atinge a mente perde o controle e por alguns momentos nos transformamos no Incrível Hulk.

Conheci dois personagens da vida real que ao ficarem nervosos dobravam o dedo indicador da mão direita e mordiam, se transformando no incrível Hulk (só não ficavam verde), nesse momento quem o enfurecia tinha que sair correndo, pois eles corriam atrás e se o pegasse seria pancadas por todos lados. Um era filho de um grande homem de cultura e grande bem feitor na minha infância o outro era filho do dono de uma das mais famosa loja localizada na praça. Eu comprei muitas figurinhas nessa loja para colecionar e colar em meus álbuns e com esses personagens eu ri muito e pude perceber que em seu dia a dia – com as pessoas eram pacatas e bondosas que só passavam pela transformação quando estavam furiosos e provocados.

As vezes todos nós transformamos no Incrível Hulk, pois a Kleshas pode manifestar segundo o professor de budismo, quando somos invadidos por desejos, apego, Ignorância, preconceito, orgulho, Inveja e principalmente quando estamos em Fúria.

E assim era os meus amigos Kleshas ou melhor Hulk , quando colocados em estado de fúria, nos obrigava a estar atento aos gritos dos outros membros do grupo “sebo nas canelas”, corram que ele vai te pegar.

Ainda hoje eu acredito que existem em vários cantos dessa cidade alguns descentes do médico e cientista Doutor David Banner e, portanto, fica um aviso se possível evite olhar no espelho por alguns dias, porque, como sempre afirma Yuval Harari, o homo sapiens depende de criar ficções e acreditar nelas.

______

João Carlos Teixeira Gonçalves, professor, consultor de marketing Institucional e diretor do Instituto Gonçalves para a evolução possível do homem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima