Os sete atos de misericórdia

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho

 

A história do barroco italiano está cheia de belas artes por onde fazem entorpecer os sentimentos de uma forma inebriante, polimórfica, e de beleza artística imensurável; uma obra em mosaico de pintura artística feita com técnica de óleo sobre tela, pela pintura de Caravaggio em 1607; faz ressaltar os sentimentos de compaixão, piedade, perdão, clemência, infelicidade, condescendência e solidariedade da alma humana; demonstra ao observador o aspecto mundano dos eventos bíblicos, utilizando como personagens o povo comum das ruas de Roma; através de grande dimensão e impacto; demonstrando os conflitos entre as classes sociais da época.

É perceptível o desespero e outros sentimentos de misericórdia no rosto e na postura de seus personagens, a disposição diagonal dos elementos na tela faz gerar uma composição assimétrica, acentuando os contrastes entre o claro e o escuro, utilizando-se foco de luz sobre os detalhes da face e do corpo, intensificando os sentimentos, efeitos chamados de tenebrismo (estilo trevas).

O observador nota neste mosaico de pinturas em uma única tela que o homem caído ao chão na parte inferior esquerdo do quadro, vestindo apenas uma espécie de tanga, com os pés descalços e segurando um pedaço da capa vermelha de um dos soldados como fosse seu escudo, dando ao observador a percepção da impotência humana sobre a espada romana; impondo a força da classe superior sobre o pobre homem caído ao chão; a mulher que está à direita da tela com vestido simples de cor clara, parece uma camponesa, esta apoiada em uma janela com uma de suas belas e fartas mamas a mostra onde um senhor parece estar amamentando-se, dando a impressão da mulher ser filha de um homem velho, preso e faminto; e num ato de misericórdia esta mulher tenta alimentá-lo com leite materno o seu pobre pai; o rosto da mulher demonstra frustração e ao mesmo tempo satisfação em poder momentaneamente acolher o seu progenitor; os dois homens localizados atrás da mulher demonstram indiferença e presume-se que estão carregando um corpo morto. Acima da tela encontram-se quatro pessoas, sendo que duas são anjos, em seus semblantes nota-se a preocupação de poder ajudar e amenizar a situação calamitosa abaixo de seus olhos e as outras se entende sendo uma menina abraçada e protegida pela sua mãe; mais ao fundo do lado esquerdo da tela, pode-se ver dois homens assustados frente a estas situações.

Em resumo os Sete Atos de Misericórdia de Caravaggio refletem a essência de seu criador no mosaico de pinturas em uma única tela com traços da intensa e turbulência existência humana, exaltando atos de misericórdia que chama a atenção pela teatralidade fazendo interação entre a obra com os observadores e exaltando sentimentos de paixão, poder, divindade, apresentação da nudez sem ofensa, com perfeita utilização da luz e sombras, despertando forte sensação nos observadores para que sintam a verdade ou mentiras em suas pinceladas, causando o impacto de sensação de amor, perdão, piedade, compaixão e misericórdia.

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Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho, médico

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