Inclusão social pelo esporte

Luiz Carlos Motta

 

Desde os tempos mais remotos, na Grécia, o esporte tem sido um importante aliado dos esforços para a valorização do ser humano e, por conseguinte, do avanço da civilização. Sou um entusiasta do esporte. Na Câmara dos Deputados, agora no segundo mandato, tenho apoiado iniciativas e destinado recursos para melhorias de quadras esportivas, compra de materiais para diferentes modalidades, além de várias ações para ampliar o acesso, principalmente dos mais pobres, aos esportes.

Na Fecomerciários, há vários anos, os sindicatos filiados tem realizado competições com grande participação de atletas e entusiastas, como corrida de pedestre, provas ciclísticas, karatê e campeonatos de futebol e de futsal. Nos últimos anos, foram beneficiadas as cidades de Tabapuã, Uchoa, Matão, Bauru, Sertãozinho, Américo Brasiliense, Catanduva, Adolfo, Elisiário, Ibirá, Novais, Sales, Novo Horizonte, Urupês e Jaborandi.

Incentivar e apoiar o esporte tem dado resultados extraordinários. No caso dos comerciários é uma excelente oportunidade para aproximar a categoria de suas entidades e vice-versa. É uma grande confraternização com destaque para a inclusão social.

 

Futsal — Na semana que passou, o destaque ficou por conta da 14ª. Copa Estadual de Futsal, tradicional evento organizado pela Fecomerciários, em  Praia Grande, litoral paulista. Intensos treinamentos aconteceram nas 17 cidades que participaram da competição. Esses treinamentos, realizados nas bases territoriais de cada sindicato, envolveram 85 comerciários titulares e reservas. Todos se preparam da melhor forma possível para os jogos, que foram realizados no sábado, dia 01 de julho. As disputas foram acirradas, mas com muito respeito entre os competidores. A emocionante final, foi entre os times de São José do Rio Preto e Sorocaba, cabendo a este último, a vitória, depois de uma virada nos minutos finais do jogo.

A Copa de Futsal conta com equipe de arbitragem profissional. Os jogos foram realizados simultaneamente nas quadras da Colônia dos Vendedores Viajantes e do Ginásio Caiçara, ambos em Praia Grande. Como ocorre todos os anos, a Copa reservou surpresas: foram homenageados os jogadores Cesar Maluco e Dadá Maravilha, ambos estiveram presentes, contaram suas histórias motivadoras e entregaram os troféus ao time campeão e ao vice.

 

Homenagem — Em anos anteriores, a Copa de Futsal, da Fecomerciários, homenageou craques como Rivellino, Serginho Chulapa, César Maluco, Paulo Cesar Caju, Silas e Cafú, entre outros. A coordenação do torneio é de Paulo Cesar da Silva, do Sindicato dos Comerciários de Limeira, diretor de esporte e lazer da Federação.

Participaram da Copa, este ano, os Sindicatos de Comerciários das seguintes cidades: Bauru, Bebedouro, Catanduva, Garça, Itapetininga, Ituverava, Jaboticabal, Jacareí, Jaú, Limeira, Lins, Matão Ourinhos, Registro, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Tenho falado pelo interior afora, que o esporte agrega a categoria e que os comerciários são muito bons de bola. É verdade. Existe uma regra, nesta Copa, que diz que só podem participar comerciários com carteira assinada. Eles não são atletas profissionais, mas são muito dedicados e tem muita garra. Trabalham, estudam e ainda encontram tempo para se aperfeiçoar nas quadras. E o que é mais marcante: a Copa Estadual de Futsal tem revelado verdadeiros e talentosos craques!!!

______

Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). É Deputado Federal (PL/SP).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima