Festa das Nações: a marca da solidariedade

Andréa Almeida

 

Ao falarmos em solidariedade, falamos das infinitas oportunidades que cada cidadão tem de impactar a vida de um grupo que precisa de apoio. A solidariedade pode ser manifestada de várias formas: por meio de doações, apoio a causas sociais e voluntariado. Este último é o ato que quero destacar.

Contar com pessoas que se dedicam ao trabalho voluntário é o que move as ações sociais. O voluntariado é essencial para a continuidade das atividades que entidades e instituições prestam à sociedade, as quais, por sua vez, são fundamentais para a garantia da dignidade humana e o fortalecimento da esperança de que é possível construir uma realidade mais justa.

E é graças ao trabalho voluntário que neste mês realizaremos a 38ª edição do maior evento filantrópico de Piracicaba e do interior paulista: a Festa das Nações. Entre os dias 17 e 21 de maio, a nossa tão aguardada festa acontece mais uma vez como forma de celebrar a união entre cultura, gastronomia e solidariedade.

A Festa das Nações é uma tradição piracicabana, que teve início por meio do pioneirismo das mulheres que tornaram esse evento o que ele é hoje, que são as ex-presidentes do Fussp: Rosa Maluf, Vanda de Campos, Janet Machado, Sandra Negri e Selma Ferrato. Obrigada por todo o empenho, dedicação e força de trabalho para manter e realizar essa ação.

Essa tradição completa 40 anos em 2023, com 38 edições – infelizmente, por conta da pandemia, não pode ser realizada durante dois anos. É a tradição que chama nosso povo a atuar em prol das organizações que oferecem suporte aos que estão em situação de mais vulnerabilidade, que enfrentam mais barreiras para alcançar a qualidade de vida que todos nós merecemos. Tradição que nos convida a dedicar tempo e disposição a um momento de carinho, atenção e compaixão ao próximo.

Por isso quero exaltar o trabalho dos voluntários, que são fundamentais para a existência e continuidade desta festa, que é feita pelas mãos de muitos, e que ano após ano reacende a esperança de dias melhores nos corações de todos que participam.

Cada uma das 23 entidades beneficiadas na Festa das Nações já contam com seus voluntários, mas precisamos ir além, porque precisamos de mais mãos. E sabemos que existem muitas pessoas que desejam ajudar. Por isso, neste ano, o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba disponibilizou a plataforma Pirasolidária.com.br para agregar esse apoio, com o lançamento de uma página exclusiva para a Festa das Nações dentro do site. O PiraSolidária é o ponto de encontro entre instituição e voluntários, entre a necessidade do auxílio e a vontade de ajudar.
Reconheço a veia generosa que Piracicaba possui. Em todas as ações que o Fussp realiza e participa, sempre destaco o quão solidário o piracicabano é, porque presencio essa atitude. Assim como a festa é uma tradição em Piracicaba, a solidariedade também é uma tradição desse povo que não mede esforços para ajudar aqueles que realmente precisam.

A Festa das Nações é um marco. Pela grandeza de sua diversidade cultural e gastronômica, representadas pelas nações; pela inclusão e representatividade de suas rainhas; pela presença e participação das pessoas que vão à festa todos os anos; pela tradição que faz parte da história da cidade. Mas, sobretudo, pela enorme demonstração de generosidade e cuidado com o próximo.

Por isso, deixo aqui o meu convite. Acesse o site (http://pirasolidaria.com.br/festadasnacoes/), cadastre-se e seja voluntário deste evento que transforma vidas. A Festa das Nações é uma festa das pessoas e para as pessoas.

_____

Andréa Almeida é presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima