Alessandra Freire
O ano de 2023 se consolida com a retomada da atividade turística no Brasil e no mundo. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) revelam que o setor pode atingir entre 80% e 95% dos níveis pré-pandêmicos. Conhecer e compreender a situação da atividade em Piracicaba está dentre as ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), por meio da Diretoria de Turismo, com a realização de pesquisa de demanda. Obter dados sobre o segmento é de extrema importância, pois permite que o poder público e os profissionais do setor avaliem informações valiosas sobre o perfil dos turistas que visitam uma determinada localidade, suas preferências, comportamentos e necessidades, além de identificar tendências e oportunidades de mercado.
A pesquisa, realizada entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, demostrou que a maioria dos visitantes (87%) tem origem no Estado de São Paulo e os pontos turísticos mais visitados são Rua do Porto e Engenho Central. Os visitantes, de forma geral, têm uma excelente avaliação sobre os atrativos e serviços do município. Entre os principais pontos positivos destacados estão gastronomia, natureza e hospitalidade. Constatou-se ainda que 98% dos entrevistados recomendam a visita ao município.
A capacitação é outro aspecto importante do segmento. Para aprimorar o receptivo local foi realizado um curso inovador de Monitoria 60+, integrante do Plano de Governo Municipal. O objetivo do projeto foi atrelar a experiência e vivência de pessoas com mais de 60 anos a técnicas e práticas de monitoria, assim como promover a inclusão. A geração “prateada” carrega experiência de vida e profissional que podem agregar conteúdo precioso aos roteiros da cidade.
A revitalização dos espaços públicos também está dentre as ações realizadas, assim como a manutenção das placas de sinalização turística. O Projeto “Pira em Cores”, com a pintura dos sanitários localizados na Rua do Porto, trouxe arte e beleza para um local que estava pichado e degradado. A instalação de um banco “namoradeira” na orla do Rio Piracicaba tornou-se um ponto de parada para o registro de fotos pelos visitantes. Piracicaba é uma cidade “instagramável” por natureza e essas ações contribuem para a valorização dos atrativos.
As feiras de artesanato em espaços turísticos e itinerantes estão sendo foco de atenção e organização, especialmente, após publicação do decreto de regulamentação. A venda de souvenirs com lembranças que remetem ao município é algo valorizado e muito procurado por turistas. Atualmente, aproximadamente cinquenta artesãos expõem seus produtos nas feiras localizadas na Rua do Porto e Engenho Central e outros têm oportunidade em eventos pontuais.
Entre os projetos implementados, destaca-se também, o roteiro noturno “Saudade e suas vozes”, realizado no Cemitério da Saudade e outros pontos de interesse cultural. Trata-se de um projeto de turismo pedagógico que resgata histórias de personalidades notórias e “causos”, e que visa, sobretudo, contribuir com a valorização e disseminação das tradições locais por meio da oralidade.
Por fim, realizou-se nos dias 08 e 09 de abril a programação de Páscoa com atividades lúdicas voltadas para o público infantil na Rua do Porto. Desfile de personagens temáticos acompanhados de banda itinerante encantaram visitantes, além de brinquedos e oficinas disponibilizados gratuitamente no entorno do Casarão do Turismo. O feriado da Semana Santa é o mais importante período de vendas para os restaurantes locais, com expressivo fluxo de pessoas que puderam usufruir também dessas atividades.
______
Alessandra Freire é Diretora de Turismo em Piracicaba