Bruno Roza
Iniciamos mais um ano letivo na Rede Municipal de Piracicaba. Trabalho duro da equipe, no anseio de que tudo esteja em perfeita ordem para o começo das atividades letivas. Momento de manutenções, limpeza pesada, compra de todos os itens necessários para uma escola funcionar. O velho calendário com propagandas vai para o lixo, dando espaço para outro novinho. O novo ano começou e as expectativas são as melhores!
Para 2023, muito além de planos, preparamos uma série de medidas que efetivamente devem impactar positivamente na qualidade da educação piracicabana. Precisamos desconstruir o conceito de que a escola pública não oferece o melhor para o filho do trabalhador. Em Piracicaba, afirmo, esse conceito será diferente.
Com trabalho sério, a gestão do Prefeito Luciano Almeida já é responsável pelo maior programa de recuperação e manutenção das escolas municipais. Mais de 45 unidades estão em obras, sendo que em dez delas as intervenções já foram finalizadas. Para suprir o quadro de servidores, quase 1300 foram convocados dos concursos e processos seletivos, para atuar nas diversas áreas da Rede.
Neste ano, iniciamos o processo de conversão das escolas em período integral, começando com os alunos dos 5ºs anos de 39 escolas municipais do Fundamental, além de duas unidades que serão piloto, com todas as turmas integrais. Tudo preparado com carinho e capricho, para acolher e atender bem os nossos estudantes. Reforço na alimentação e no quadro de servidores. Pela manhã, ensino regular, e após o almoço oficinas nas áreas de cultura, esporte, meio ambiente, robótica, empreendedorismo e outras. No Infantil, como resultado do trabalho da equipe, abrimos 462 novas vagas em período integral, resultando em 8.995 filhos de piracicabanos matriculados nesta modalidade. Este número representa mais de 50% das vagas da Educação Infantil em período integral, um marco histórico.
Para garantir que a mesma linha pedagógica chegue em todas as unidades, sem distinção, ainda em 2023 adotaremos um sistema de ensino, com materiais didáticos, formação continuada de professores, plataforma de conteúdos e mecanismos de avaliação, que auxiliarão o trabalho das equipes e garantirão o efetivo acompanhamento da evolução das escolas.
Como política pública de equidade, estamos concluindo a aquisição de kits de uniformes que serão distribuídos para todos os nossos 36 mil alunos, com roupas, calçado e mochila.
Além disso, novos materiais esportivos, para as atividades de educação física. Novos materiais pedagógicos, para as atividades artísticas. Novos equipamentos tecnológicos, como projetores, computadores e laptops, para levar um novo tempo para a Educação Municipal de Piracicaba.
Para nós, todos os profissionais que compõem o nosso quadro, atualmente, mais de 4 mil colaboradores, são essenciais para a construção da educação que queremos. Temos o importante compromisso, no ano de 2023, de propor políticas efetivas de valorização daqueles que efetivamente demonstram seu compromisso com os estudantes e toda a Rede, com a atualização do quadro de referências e a entrega de uma proposta de carreira.
Peço licença a você, leitor, para falar com os servidores da Rede neste momento: tenho a plena convicção que ninguém faz nada sozinho e conto com vocês para juntos fazermos a diferença na vida de nossas crianças. É prioridade de nossa gestão, com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), construirmos um robusto plano de valorização e o tão sonhado plano de carreira.
Recentemente, publicação da Revista Exame trouxe a grata notícia que a Educação de Piracicaba figura entre as 10 melhores do Estado de SP, estando na 9ª posição. Subimos 47 posições em relação ao ranking de 2021. Com as ações em curso e o esforço contínuo de todos, tenho certeza que avançaremos ainda mais.
______
Bruno Roza, secretário Municipal de Educação de Piracicaba