Eloah Margoni
Nasci ecologista, mas tal me foi sendo revelado aos poucos. Aos vinte e alguns anos, em Campos dos Goytacazes onde cursei medicina, conheci meu amado mestre Aristides Arthur Soffiati Neto; foi então que me tornei ativista da causa ambiental, paralelamente a outros interesses e compromissos que me aconteciam à época. Chegamos a ser, todos do nosso grupo, fichados na delegacia de polícia local. Isso é outro papo, mas o ativismo continuou. Posso dizer que fomos as vozes clamando no deserto mais árido do mundo (o chileno, creio) contra as mudanças climáticas, o aquecimento global, pela proteção do patrimônio genético do planeta e da biodiversidade de nossa terra. São João Batista nos entenderia quem sabe, embora as temáticas defendidas fossem diferentes e ele fosse santo.
Lutamos contra o desenvolvimentismo desenfreado das gestões petistas, mas execramos o golpe de 2016. Sofremos enquanto a “boiada passava” arrasando tudo, o cerrado já destruído, a Amazônia e Pantanal queimando, águas tão contaminadas até agora, os indígenas sendo massacrados. Assustados nós mas não surpresos com as anunciadas mudanças climáticas que, enfim, chegaram.
Não chorei quando Lula foi eleito agora em 2022, embora lutasse muito por isso, até lascar as unhas, sangrar dedos e fazer doer os dentes. Não chorei na apuração eleitoral mas hoje sim, confesso, com o discurso na COP 27 feito pelo presidente. Finalmente a esquerda nos ouve e compreende. A venda lhes caiu dos olhos, a água bateu no pescoço, Lula falou e falou. Longas décadas da luta solitária encontraram um perdido fio de esperança. Um fio já é mais do que tivemos nestes anos terríveis e longos. Chorei com mais razão até do que a personagem de Emma Thompson o fez, quando o personagem de Hugh Grant a pede em casamento no filme Sense and Sensibility. Penso que esta com bons motivos também. Agora vamos continuar buscando tecer daquele fio os mantos, as redes, salvadoras porque assim, de lutas, sonhos e esperanças são feitas as nossas vidas desde sempre.
Eloah Margoni, médica e ambientalista.