A moção 172/2022, de aplausos à empresa Mirante pelo “Programa de olho no óleo”, foi aprovada em plenário na noite desta segunda-feira (10), durante a 49ª reunião ordinária de 2022. A autoria é do presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta.
Desenvolvido em parceria com condomínios da cidade, a empresa Mirante fornece coletores preparados para receber o óleo usado, já dispostos em garrafas pets. A empresa traz como objetivo do programa, reduzir o impacto ambiental com o descarte incorreto que comumente acontece em ralos de pias, vasos sanitários ou diretamente no solo.
O texto da moção cita o destino do óleo coletado no programa que envolve, além do reuso, também a possibilidade de geração de renda a serem desenvolvidas. São realizadas oficinas que ensinam a produção de sabão ecológico e estimulam a coleta em residências.
As ações são promovidas em bairros e aborda a importância da consciência e responsabilidade individual com o meio ambiente, orientações sobre a forma correta de armazenamento e possibilidade de reuso, destaca o texto da propositura.
“Vários condomínios da cidade já estão trabalhando com o projeto “, declarou Gilmar Rotta durante sua fala no Legislativo. Finalizou agradecendo aos demais parlamentares pela votação da moção e parabenizou a empresa pelo projeto.