Stress (II) Sociedade Plural

 

Muitas pessoas têm migrado para a zona rural em busca de maior contato com o verde e a natureza para abrandar os efeitos da vida moderna. O contemplar as paisagens, ato relaxante e anti estressante, não é parte de nosso cotidiano.

Estamos em uma sociedade plural, com grande diversidade de opções e escolhas. Na busca inalcançável pela completude, o homem quer consumir tudo o que a sociedade lhe oferece. Quando temos que escolher uma entre dez opções, a certeza é que perdemos nove, e a grande sensação de perda gera intenso stress inconsciente que se somatiza no corpo. Sim, pois se tivéssemos a consciência de seu mal tomaríamos medidas para evitá-lo.

Nossa sociedade perdeu o norte, antes dado pelo pai. A sociedade pré-globalização era guiada pela função paterna que de certa forma organizava nossa vida mental e social dando a direção do certo/errado. Na era global não se pode mais dizer quem está certo/errado. Cabe a cada um se responsabilizar por suas escolhas sem atribuir aos padrões culturais a razão de sua infelicidade. Estamos diante de uma nova responsabilidade, a responsabilidade intransferível por nosso desejo. Dela só é possível escapar pela neurose, quando equivocadamente atribuímos ao outro a responsabilidade por nossa infelicidade. Mas essa é a pior das escolhas.

 

 

Estima-se que os brasileiros joguem, literalmente, no lixo cerca de R$ 4,6 bilhões anuais em produtos que poderiam ser reaproveitados

 

Apaixonei-me virtualmente por uma brasileira que com 14 anos foi morar no Japão. Disse que esse ano virá morar comigo, mas era noiva de um ex- que a traía. Falei para excluí-lo do Facebook e cortar relações. Após alguns meses me falou em retomar contato, adicioná-lo no perfil, e fui contra, mas não adiantou, ele diz que ainda a ama e quer uma nova chance, etc., e mesmo sabendo de tudo ela não quer deixá-lo, inclusive ameaçou me deixar se eu insistir. Também não assume nosso romance no perfil, nem deixa qualquer vestígio como foto minha com ela ou coisa assim. Já com ele há fotos marcadas entre outras coisas.

Márcio.

 

Mesmo que as intenções dela sejam as mais honestas, há um grande perigo em jogo. Esse ex- é um caso mal resolvido, por quem ela nutre grandes esperanças de uma retomada. Assim como aconteceu a você, os sentimentos pegaram-na de tal forma que o juízo crítico fica anulado. É o que acontece quando nos apaixonamos, mais ou menos o que está lhe ocorrendo, ou não?

Há muitas possibilidades para serem consideradas, mas a ela é confortável manter uma chama acesa com você e se sentir mais segurança com o ex- correr para os braços dele. Há quanto tempo vocês têm esse contato virtual? Se ela estivesse investindo tanto quanto você, não assumiria no perfil, já que tudo ainda é virtual, com promessas de ser real?

Vejo que está ‘patinando’ por não estar considerando dados significativos.

 

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima