O pior prefeito da história?

Recebi recentemente, via WhatsApp, um vídeo com uma montagem do canal do YouTube Buenas Ideias, nele, uma montanha falando sobre o pior prefeito da história, com imagens do nosso prefeito Luciano Almeida.

Luciano Almeida foi eleito para romper uma era, a era do “psdebismo”, que durou 16 anos. Na verdade, de 1993 a 2020, exceção a um mandato de José Machado (PT), todos os prefeitos foram do PSDB, portanto, poderíamos dizer que a era “psdebista” foi longa.

A alternância de poder é salutar e a mudança se fazia necessária, por isso era necessária essa ruptura.

Mas, infelizmente, é consenso entre o povo que a administração está ruim, engessada, sem criatividade. O povo mais sofrido sente-se abandonado. Esta conclusão não é minha, basta uma rápida conversa pelos bairros para se verificar isso. A administração municipal deve dialogar com o povo, o Prefeito não pode ficar encastelado no décimo primeiro andar, deve ouvir o povo e buscar soluções.

Estamos visitando os bairros, principalmente os de periferia, e quando começamos a conversar sobre política, sobre como anda nossa cidade, sobre o que acham de nosso prefeito, as respostas são, invariavelmente, as mesmas: “esse prefeito não dá, é muito ruim”, “ele não está nem aí para o povo”.

Não dá para discordar do que diz a população, pois todos estão assistindo e sentindo na pele a péssima administração.

Entra governo, sai governo, e uma reclamação recorrente é com a zeladoria, buracos no asfalto, mato alto, etc, mas as reclamações atuais vão além disso. Vou citar alguns problemas, que vão além dessa velha reclamação.

Escolhi três, mas teríamos muitos mais. E, quem sabe, nas próximas semanas falaremos de mais alguns.

O primeiro diz respeito à área da saúde. Estamos sem médico no Posto de Saúde do bairro da Vila Fátima há alguns meses, desde que a médica que estava lotada naquela unidade pediu exoneração.

Já são cerca de 4 ou 5 meses sem médico. Inadmissível um posto de saúde ficar tanto tempo sem médico.

O segundo diz respeito à educação. É fato notório que muitas crianças da rede pública de ensino fazem suas únicas refeições nas escolas. Vão à escola para se alimentar, pois não possuem comida digna em seus lares.

Minha filha é aluna da rede pública municipal, graças a Deus ela não está na triste estatística de crianças que vão à escola para se alimentar, mas ouço com frequência ela reclamando que não tem fruta na merenda.

Outra reclamação que temos ouvido das crianças é de que serve-se apenas leite “branco”, sem achocolatado, sem frutas (vitaminado), sem nada, apenas leite. Essa não é uma reclamação da minha filha, pois não gosta de leite, mas, é das demais crianças.

Por fim, o terceiro problema que cito é político. Em cerca de um ano e meio, foram 11 trocas de funcionários de primeiro escalão (secretários ou com “status” de).

Os secretários são os responsáveis por colocar em prática a política governamental, ditar o ritmo, dar o tom. Secretário não pode ser apenas o ordenador de despesas, função que se atribuiu ao Secretário de Esportes que será responsável pela pasta da Cultura, deve ser o ordenador de projetos.

Ora, a troca constante de secretários é ruim, pois, no mínimo, atrasa o andamento dos projetos das pastas, quando não os interrompem.

Com um ano e meio de mandato, cravar-se que Luciano Almeida é o pior prefeito da história talvez seja exagero, mas o fato é que precisa dar uma guinada drástica em sua administração para que em 2024 não termine seu mandato com esse triste rótulo.

Max Pavanello, advogado, presidente do PDT de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima