Meio ambiente  – Vereadores e Gaema conversam sobre cooperativismo e resíduos

Encontro entre parlamentares e Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba abordou projeto de permacultura no bairro

 

Os vereadores Josef Borges (Solidariedade), Paulo Camolesi (PDT) e Silvia Morales (PV) do mandato coletivo ‘A Cidade É Sua’ participaram de reunião com a promotora de Justiça Alexandra Facciolli Matins, do Gaema PCJ (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba). O encontro aconteceu na quinta-feira (14), e foi solicitado por Camolesi e pela Associação dos Moradores do Santa Rosa, que está iniciando um projeto de permacultura no bairro e que também envolve coleta seletiva.

A experiência realizada pela UNI-Artemis (União para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito de Artemis) no projeto de educação ambiental voltada para a reciclagem realizada na comunidade também foi apresentada aos participantes da reunião, que contou ainda com a presença da presidente da associação do Santa Rosa, Marta Maria Rezende, e da recicladora do bairro, Dora.

Os vereadores conheceram o sistema da cooperativa “Juntos Somos Fortes”, de Santa Bárbara D’Oeste, e conversaram sobre a eficiência do cooperativismo na gestão dos resíduos sólidos. Em Piracicaba, a “Cooperativa do Reciclador Solidário” executa o trabalho de triagem dos itens destinados pela população.

Durante a reunião no Ministério Público, o vereador Paulo Camolesi propôs a criação de uma Frente Parlamentar para unir forças com a prefeitura visando ampliar a discussão sobre os resíduos sólidos, debater o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e as ações do cooperativismo, nesse trabalho que tem sido a única fonte de renda para diversos piracicabanos e que têm um papel importante na destinação correta desses materiais, evitando o acumulo no aterro e beneficiando o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima