Após 2 anos, procissão de Corpus Christi volta a ser realizada em São Pedro

Procissão da Paróquia São Pedro, na Matriz – foto: Daniella Oliveira

Pedidos pelo fim da guerra na Ucrânia estão entre os temas abordados na procissão de Corpus Christi realizada pela Paróquia São Pedro no feriado desta quinta-feira, 16. Durante a tarde, após missa realizada na Igreja Matriz, centenas de fiéis acompanharam a caminhada conduzida pelo padre Cláudio César de Carvalho. A cerimônia religiosa também destacou temas como paz, e educação e o próprio santo São Pedro. A Paróquia São José também realizou a celebração.

Após dois anos com festividades restritas por conta da pandemia da Covid-19, este ano a programação foi retomada com a missa, benção e a procissão nos tradicionais tapetes confeccionados de TNT por voluntários e integrantes das várias pastorais das igrejas. Na Paróquia São Pedro, o trajeto aconteceu ao redor da Matriz, no chamado centro histórico.

“Trabalhamos com temas recentes e importantes, como essa questão da guerra na Ucrânia. As crianças confeccionaram vários desenhos referentes à paz, que é essa paz que nós queremos, com o fim dessa guerra”, explicou o padre Cláudio, que citou também o tema do Congresso Eucarístico Nacional. “O tema é ´Pão em todas as mesas` e o lema ´Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados”, disse sobre o evento que acontecerá de 11 a 15 de novembro, em Recife.

O coordenador de Cultura, Ivan Teixeira, destacou o envolvimento da comunidade nesta tradição, com a participação de voluntários na confecção dos tapetes e locais especialmente decorados para a passagem dos fiéis, como a frente do Museu Gustavo Teixeira.

O casal Fernando e Gabriela de Lima, da cidade de Piracicaba, veio passear e acompanhar a procissão em São Pedro. “A gente decidiu aproveitar o feriado para dar uma volta no alto da serra, almoçar e já planejamos assistir à missa e participar da procissão. É um momento muito importante na nossa vida de cristãos e católicos”, disse Gabriela.

ALIMENTO SAGRADO – Conforme a tradição da igreja católica, a procissão de Corpus Christi tem o objetivo de lembrar a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida, quando Deus o alimentou com o maná no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo de Deus é alimentado com o corpo do próprio Cristo.

Fotos: Daniella Oliveira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima