A força-tarefa realizada ontem, 31, pelo Simespi e Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, arrecadou 1.680 currículos. A ação inédita aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas e atraiu pessoas interessadas em conseguir trabalho numa das indústrias do setor metal-mecânico de Piracicaba e região.
“Foi um enorme sucesso. Esperamos poder proporcionar às pessoas a chance de se recolocar no mercado, além de oferecer às empresas um banco de currículos que possa trazer opções de profissionais disponíveis para contratação e interessados em trabalhar na indústria”, afirma Euclides Libardi, presidente do Simespi.
Segundo Libardi, o setor industrial tem se ressentido com a escassez de mão de obra qualificada. “Há vagas abertas em muitas empresas, mas não há pessoal qualificado para preencher esses postos”, destaca. Diante do problema, o Simespi estuda a possibilidade de se juntar ao Sindicato dos Metalúrgicos para, juntos, oferecerem capacitação.
“É um trabalho que iniciamos junto com o Simespi, para fazer a captação dos currículos. Nosso objetivo é ajudar esses trabalhadores a voltar ao mercado de trabalho e, assim, poder contribuir para a diminuição do desemprego do país”, disse Wagner da Silveira, Juca, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região. Ele acrescentou que esta força-tarefa pode se tornar um movimento anual pelo sucesso que alcançou nesta primeira edição. Juca também defendeu iniciativas conjuntas de requalificação dos trabalhadores para que sejam absorvidos pelo mercado.