Meio Ambiente desenvolve selo de certificação para escolas com práticas regenerativas

Escolas do ensino infantil já participam de oficinas relacionadas ao ciclo da água

Com o intuito de incentivar práticas regenerativas nas escolas municipais de São Pedro, a Coordenadoria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), desenvolvem o selo de certificação Escola-Catavento, a ser entregue a instituições de ensino participantes de projeto de educação ambiental planejado pela coordenadoria junto da universidade.

O projeto do Selo Escola-Catavento tem como base sete pilares – água, florestas, resíduo, energia, agricultura, cultura e desenvolvimento pedagógico -, que são trabalhados individualmente, mas também de forma integrada. A escola que opta participar do processo de obtenção do selo inicia um ciclo de quatro anos de trabalho junto à Coordenadoria de Meio Ambiente para o desenvolvimento dos macrotemas.

“A ideia do selo é de apoiarmos a rede de educação em todo o processo e não somente no produto, ou seja, oferecemos ações conjuntas para a obtenção do selo. Tendo isso em mente, são disponibilizadas oficinas para os alunos e para o corpo docente”, explicou o coordenador municipal de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro.

Dão início ao desenvolvimento do projeto na cidade as escolas de Ensino Infantil, especificamente as turmas de pré II. Elas participam atualmente de oficinas relacionadas ao Ciclo da Água, com equipes do Meio Ambiente, todas as terças e quintas-feiras, por aproximadamente um mês e meio.

Colaboradora técnica da Divisão de Educação Ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente, Mariana Siciliano é a idealizadora da iniciativa, junto da professora doutora Vânia Galindo Massabini, orientadora dela para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Engenharia Agronômica e Licenciatura em Ciências Agrárias pela Esalq.

“Sabemos que a Educação Ambiental tem papel muito importante na formação do cidadão, instigando a participação em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental, como a preservação dos mananciais, da mata ciliar, o descarte correto do lixo e outros, por isso estamos muito felizes com esta parceria”, comentou Mariana.

Para a secretária municipal de Educação, Samanta Bontorim, o selo Escola-Catavento é uma forma de aprimorar cada vez mais os trabalhos ligados ao meio ambiente já realizados nas instituições de ensino. “É fundamental que nossos alunos sejam capacitados para cuidar do meio ambiente, porque o futuro deles também depende disso”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima