Biblioteca da Emeb Gustavo Teixeira terá nome de professor

Álvaro Luiz da Cruz Sousa foi docente de Língua Portuguesa da unidade de ensino e foi vítima da Covid

A Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Gustavo Teixeira realiza na sexta-feira, 13, evento de nomeação de sua biblioteca, que receberá o nome de Álvaro Luiz da Cruz Sousa, em homenagem ao ex-professor de Língua Portuguesa da unidade que morreu em fevereiro de 2021, vítima da Covid-19. A cerimônia terá início às 9h30, com a participação dos alunos com declamação de poesias e apresentação de dança.

De acordo com a diretora da escola, Angelo Bego, a biblioteca contém cerca de 2 mil livros, de diversos gêneros, e já é utilizada pelos estudantes da instituição de ensino, tanto para leitura no local quanto para empréstimo das obras, porém, recentemente foi informatizada, com a chegada de computadores. Diante desta nova estrutura, inclusive com mudança para uma sala maior dentro da escola, receberá o nome do professor. “O professor Álvaro foi o precursor do projeto de leitura da nossa escola. Ele passava pelos corredores e salas de aula com um carrinho repleto de livros, sempre incentivando a leitura. Ele era amigo de todos e deixou um legado para nós, do quanto a leitura é um investimento para a vida”, comentou.

HOMENAGEADO – Álvaro Luiz da Cruz Sousa nasceu em 5 de maio de 1971, em Ubatuba (SP). Filho do contador Jehu Teixeira de Sousa e da professora Idinéia da Cruz Sousa, aprendeu a ler aos cinco anos de idade, acompanhando a mãe no trabalho. Começou a estudar inglês na infância, aos oito anos de idade, em curso livre. Com 17 anos, ingressou no curso de Análise de Sistemas, na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e passou a trabalhar em Águas de São Pedro. Em 1994, casou-se com Claudia Nieves, com quem teve o filho Gabriel Nieves, em 1996. No início dos anos 2000, mudou-se para São Pedro e continuou ministrando aulas de inglês e softwares de computação.

Em 2009, graduou-se em Letras pela Faculdades Claretianas de Rio Claro. Em seguida, ingressou na Prefeitura de São Pedro e foi efetivado, em 2010, como professor de Língua Portuguesa na Escola Gustavo Teixeira. Destacava-se pela maneira inovadora de ensinar, buscando atualizações profissionais constantes. Em 2018, tornou-se coordenador do polo Univesp em São Pedro. Também deixou seu nome registrado em apresentações teatrais pelo município e em poemas guardados pela esposa. Ele morreu aos 49 anos de idade, em 22 de fevereiro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima