A defesa pessoal como instrumento de inclusão

Sidney Miguel da Silva Nunes

 

Adefesa pessoal como instrumento de valorização dos cidadãos de nossa cidade é um novo desafio proposto pelo serviço de inteligência da Guarda Civil. A ideia é franquear a nossa academia de treinamentos a mulheres e homens para se precaverem de abordagens inusitadas, suspeitas ou invasivas. A intenção, com esta ação, não é de torná-los agressivos, mas sim de prepará-los tecnicamente para procedimentos de caráter defensivo, ensinando técnicas de imobilização, torção, golpes traumáticos, onde as articulações ficam mais doloridas. Ao terem maiores habilidades para não serem surpreendidos por oponentes agressores e bandidos, os cidadãos devidamente orientados poderão se livrar de surpresas, reforçando que eles são instruídos a nunca reagir diante de pessoas armadas.
Importante destacar que, via de regra, as mulheres são mais frágeis e desatentas a estes tipos de situação e por isso requerem cuidados e maiores atenções. Esses tipos de ações agressivas podem ocorrer nas vias públicas, em locais de trabalho, pontos de ônibus e no ambiente privado. Por isto, frequentar uma academia, gratuita como a nossa, cumpre a finalidade para ensinamentos de auto-defesa assim como aumenta a percepção sobre disciplina e respeito.
Já iniciamos essas atividades no mês de fevereiro e temos capacidade para atender, até 70 alunos em turnos alternados. E, para além disso, temos também disponibilizado treinamentos para que outras corporações da região, similares às nossas, possam frequentar nosso centro de treinamento.
Estamos capacitando igualmente nossos guardas, homens e mulheres, para estes desafios, com técnicas de jiu-jitsu e krav maga (luta corpo a corpo).
O jiu jitsu é uma arte marcial japonesa e também um esporte de combate, que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. A expressão jiu jitsu pode ser traduzida literalmente como “arte da suavidade”, uma referência ao seu caráter e filosofia: o equilíbrio e o controle total do corpo
Já o krav maga, única técnica reconhecida mundialmente como de defesa pessoal, é inspirada nos trabalhos realizados em centros especializados de Israel. Desenvolvido para ser utilizado em situações de sobrevivência, todos os golpes são treinados com o objetivo de ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência, do modo mais rápido e eficaz.
Dizem os especialistas que praticar defesa pessoal também promove saúde, força, disciplina e confiança, porque ao exercitar o corpo e a mente, os aprendizes conseguem obter melhores resultados na vida pessoal, acadêmica, profissional e em aspectos socioculturais, devolvendo à sociedade tudo o que foi aprendido durante as aulas.
Com tais ações, creio que contribuiremos de forma pessoal com o aperfeiçoamento dos nossos cidadãos e ampliaremos o conhecimento da nossa cidade na luta diária de combate à violência.
É nosso desejo também orientar os jovens e estudantes por meio desta iniciativa, visando assim evitar o envolvimento deles com drogas, estabelecendo um relacionamento fundado na aproximação maior entre Guardas Civis e estudantes.
Enfim, a perspectiva de inovações que estamos instituindo na Guarda Civil de Piracicaba deve ampliar o nosso relacionamento com vários segmentos da sociedade, intensificando nossa presença e confiança perante os cidadãos, estimulando toda corporação para que prestemos serviços de qualidade aos nossos munícipes.
———
Sidney Miguel da Silva Nunes, comandante da Guarda Civil de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima