
A Guarda Civil de Piracicaba, por meio do Pelotão Ambiental, flagrou na manhã de sábado (5), um caminhão de uma empresa de concreto, com placa de Paulínia/SP, descartando entulho ao final da rua Luiz Consolmagno Filho, no bairro Campos do Conde, região do bairro Taquaral.
Os guardas chegaram no instante em que o concreto era descarregado e deram voz de prisão ao responsável. Esse descarte é feito, geralmente, para que a concreteira possa ser lavada.
Todo o material deixado no local, conforme cálculo feito por um dos guardas, ultrapassa um metro cúbico de concreto. Na área existem, ainda, móveis quebrados, cacos de pisos, azulejos, colchão, móvel quebrado, entre outros produtos que devem estar sendo descartados há algum tempo.
A viatura 320, do Pelotão Ambiental, aplicou uma multa administrativa ao motorista e os guardas-civis o enquadraram na Lei 9.605, artigo 54, inciso 5º – causar poluição de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
De acordo com um representante da Sedema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) trata-se de uma rua sem saída e não há nenhuma autorização para esse tipo de descarte, sem contar que corre o risco de contaminar o solo.
Ao término da ocorrência, apresentada no Plantão Policial de Piracicaba, e após a autuação feita pela prefeitura, motorista e caminhão foram liberados. Denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas ao telefone 153 da Guarda Civil.