
Os temas da diversidade na política e da cultura antirracista serão debatidos por um grupo de pré-candidatos e pré-candidatas a deputados estadual e federal em encontro, em Piracicaba, nesta quinta-feira, 24. O evento é organizado pelo professor Adelino de Oliveira, pré-candidato a deputado federal pelo PT, e tem como proposta produzir uma pauta comum e uma carta de compromissos a serem defendidos por todos os concorrentes.
O evento será realizado no Sindicato dos Bancários de Piracicaba, a partir das 8h30. Segundo o professor de filosofia Adelino de Oliveira, do Instituto Federal em Piracicaba, o objetivo é promover o diálogo sobre as pautas étnico raciais, tendo como pano de fundo o programa dos direitos humanos.
Além do professor Adelino, o encontro terá as presenças de quatro concorrentes à Assembleia Legislativa de São Paulo, todos do PT: as vereadoras Paola Miguel, de Campinas, e Thainara Faria, de Araraquara; o ex-deputado e vice-presidente da CUT São Paulo Luiz Cláudio Marcolino; e a agricultora e agrônoma Adélia Farias, de Araras. Também participará o secretário Estadual de Combate ao Racismo do partido Thiago Soares.
A programação terá início com uma roda de conversa entre os pré-candidatos, com a participação também de lideranças locais convidadas, para que o grupo aprofunde o debate sobre a situação atual do racismo no Brasil e as políticas públicas necessárias ao seu efetivo enfrentamento.
Em seguida, os pré-candidatos participam, a partir das 11 horas, de um painel online, com transmissão pelo Facebook, sobre o tema “Mandatos a Serviço dos Direitos Humanos e de uma Política Antirracista”. A transmissão será a partir do Facebook do professor Adelino (facebook.com/professoradelino), mas será reproduzida nas redes sociais de todos os participantes.
O grupo também fará uma visita, na hora do almoço, à Sociedade Beneficente Treze de Maio, uma das instituições mais antigas do Estado de São Paulo ligadas à cultura negra. A entidade foi fundada em 19 de maio de 1901 e integra a Rota Afro de Piracicaba.