
O vereador Paulo Henrique Ribeiro (Republicanos) esteve na manhã desta segunda-feira (14) em reunião na Secretaria Municipal de Saúde com o secretário Filemon de Lima Silvano para tratar de alguns assuntos. Um deles é sobre a emenda parlamentar do deputado federal por São Paulo (SP), Marcos Pereira (Republicanos), no valor de R$ 1 milhão de reais a ser utilizada para custeio e equipamentos.
Paulo Henrique apresentou ao secretário Filemon a demanda na região do Parque Orlanda, que há necessidade da instalação de mais um PSF (Programa de Saúde da Família). A princípio a ideia seria a aplicação dos recursos federais para a construção de um PSF na região do Parque Orlanda, porém após análise da equipe de técnica da atenção básica, o secretário e o vereador entenderam que é mais viável a implantação de mais uma equipe de profissionais de saúde no prédio da escola CAIC (Centro de Atendimento Integrado a Criança), uma vez que já há espaço físico para realizar as adaptações e instalações dos equipamentos de saúde ao atendimento da população.
Sendo assim, esses usuários que atualmente necessitam de se deslocar até ao Crab da Vila Sônia têm que percorrer uma distância que prejudica, principalmente, as gestantes, os idosos e as mães com as crianças. Para os atendimentos de consultas e exames, com a implantação de um PSF nas proximidades, isso trará um benefício a todos da região.
Em relação à emenda parlamentar, esse valor será utilizado para aquisição de equipamentos para a nova unidade de saúde, além da compra de equipamentos para a modernização da atual unidade, já existente, e a aquisição de um ultrassom para a Policlínica do Vila Sônia, com objetivo de aumentar o número de atendimentos no local.
REQUERIMENTO – Em 14 de junho de 2021, o parlamentar encaminhou ao Executivo o requerimento 616/2021 relatando que os novos moradores dos condomínios Figueiras, Paineiras e Jequitibás, da região do Parque Orlanda, procuraram seu gabinete para relatar as dificuldades de se realizar o cadastro na unidade de saúde do bairro.
No documento, Paulo Henrique questionou se a Administração Municipal tem conhecimento dos fatos que estão ocorrendo, referente aos cadastros de novos usuários na região citada. Por sua vez, a Prefeitura respondeu ao parlamentar na data de 28 de junho alegando que está “realizando um novo estudo para viabilizar uma proposta mais convincente à população da região”. “Com a implantação da nova unidade de saúde, o problema será resolvido”, destacou Paulo Henrique.