
O encerramento da segunda edição do Projeto Pioneiros – ação desenvolvida pela área de Responsabilidade Social da concessionária Mirante junto a estudantes do ensino médio de escolas públicas – aconteceu na última sexta (04), na Escola Estadual José Martins de Toledo, em Ártemis. O encontro contou com a presença de cerca de 70 alunos, além de professores e funcionários da unidade de ensino.
As estudantes Tatiane Souza Moreira e Rebeca Hadasa de Macedo – autoras do trabalho vencedor do 2º Projeto Pioneiros – foram premiadas com dois notebooks e troféus entregues pela equipe de Responsabilidade Social da Mirante. As alunas desenvolveram um projeto ligado ao saneamento básico que engloba tanto sugestões operacionais quanto ações sociais. O projeto previa a instalação de um sistema de retenção de resíduos e lixo na caixa padrão das residências, para evitar ao entupimento da rede coletora de esgoto, e um projeto de coleta do óleo usado de cozinha junto à população de Ártemis.
A diretora da escola, Luciana Christiano, observou que o Pioneiros contribui com o desenvolvimento de competências, autonomia e protagonismo dos alunos. “O projeto é maravilhoso, pois proporcionou aos nossos alunos conhecer o mundo fora dos muros da escola, por exemplo, assuntos como Compliance”, disse. “Participar do Pioneiros foi uma oportunidade ímpar para a vida deles. Ficamos honrados pela Mirante desenvolver este trabalho na nossa escola”, acrescentou a diretora.
Tatiane Souza Moreira, 17 anos, disse que estava emocionada com a conquista. “Ainda não estou acreditando, mas estou muito feliz. Além do prêmio, pude saber como funciona uma empresa de saneamento básico”, afirmou. O analista de Responsabilidade Social da concessionária Mirante, Jonatan Neves, elogiou o envolvimento da escola e, particularmente, dos 26 alunos participantes do 2º Projeto Pioneiros. “Desde o início, a comunidade escolar abraçou o projeto. Vocês alunos fizeram um trabalho incrível, estão no caminho certo, parabéns. E outras edições do Pioneiros virão por aí”, antecipou.
Rita de Cássia, 42 anos, merendeira da escola e mãe de Tatiane, contou que a participação da filha no Projeto Pioneiros vai ajudar a filha “nas decisões futuras sobre o mercado de trabalho”.
Na opinião de Jorge Torres, coordenador pedagógico da escola estadual de Ártemis, a possibilidade de conhecer uma empresa no seu dia a dia foi bastante enriquecedor para os jovens. O educador destacou o dia no qual os alunos visitaram o CCO (Centro de Controle Operacional) da concessionária Mirante, a sala de controle totalmente digitalizada que monitora as unidades de tratamento de esgoto de forma remota. “É incrível poder observar centenas de pessoas trabalhando só pela tecnologia”, observou.
Agora, as alunas vencedoras do projeto em Piracicaba estão classificadas para concorrer ao Prêmio Inovação – categoria Jovens Pioneiros, concurso nacional que reúne participantes ganhadores das demais concessionárias pertencentes à holding Aegea Saneamento.