José F Höfling
Bem aventurados os que põem a sua vida em risco por nós, lutam por nós e por um País melhor na tentativa que o futuro das gerações que irão nos suceder não venham a ser comprometido… São três décadas de intensa atuação em defesa do meio ambiente em nosso País e no resto do mundo, agindo sempre de forma pacífica e ética, na maioria das vezes contrariando os interesses dos poderosos, contando apenas com seus princípios norteadores de uma visão de mundo melhor, com uma grande rede de solidariedade, milhares de voluntários e simpatizantes como doadores.
Somente com uma visão maior deste planeta é que se poderá agir frente aos desafios, principalmente dos últimos anos como as crises do clima e da biodiversidade, somadas às políticas ambientais devastadoras deste governo, permitindo e estimulando o desmatamento, queimadas, garimpo ilegal e muitas outras agressões que afetam o clima e o bemestar de todos nós, particularmente das populações indígenas, os primeiros moradores deste lado do mundo.Foi um ano desafiador em muitos sentidos, com a pandemia impactando ainda mais todos nós brasileiros. Infelizmente, não temos muito o que celebrar, em relação à proteção do meio-ambiente no país.
Assim como nos dois últimos anos, testemunhamos recordes de desmatamento na Amazônia com o avanço do gado e da soja sobre terras públicas, crescimento do garimpo ilegal, em especial nas Terras Indígenas, e extração também ilegal de madeira, contribuindo para uma destruição sem precedentes da floresta. Tudo isso sem contar com o enfraquecimento de órgãos ambientais e da fiscalização ambiental,adicionado de um novo recorde de agrotóxicos liberados.
Por estes e tantos outros motivos, em ano de eleições presidenciais,(deste ano de 2022), se faz necessário voltar a nossa atenção para a escolha de um dirigente do País que tenha amor à nossa incrível natureza(nosso maior legado), e na inesgotável disposição de defender nossos recursos ambientais, interesses econômicos em benefício da população, apoio incondicional à ciência e à Saúde no controle da pandemia, incentivo educacional e liberdade de expressão na construção de um país democrático e livre. Tenho dito…
_____
José F Höfling, biólogo, microbiologia, imunologia; e-mail: [email protected]