Sarampo: Dia D da vacinação será neste sábado

Crianças e jovens de 5 a 19 anos devem ser imunizados

Sábado, dia 15, será o “Dia D” de mobilização nacional da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, ação conjunta do Ministério da Saúde e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Desta vez, o público alvo é formado pela faixa etária de 5 a 19 anos na primeira etapa e 30 a 59 anos na segunda etapa. O objetivo é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país.

Na primeira etapa, iniciada no dia 10 de fevereiro e que segue até dia 13 de março, o público alvo é a faixa etária de 5 a 19 anos.

A segunda etapa, marcada para 3 a 31 de agosto, a faixa etária de 30 a 59 anos é a meta. Nesta etapa, o “Dia D” de mobilização nacional será 22 de agosto.

No dia 15 de fevereiro, a vacinação será realizada em São Pedro na Umis e UBS São Dimas das 8h às 17h e na UBS Bela São Pedro das 8h às 16h.

De segunda a sexta-feira, a vacinação, no período da campanha, acontece na Umis e nas UBSs São Dimas, Bela São Pedro, Dorothéa e Alpes das Águas das 7h30 às 12h e das 13h às 15h30.

Em 2019, a campanha teve como público alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos jovens de 20 a 29 anos.

O objetivo é atender pessoas não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleta para o sarampo, sempre de acordo com as indicações do calendário nacional de vacinação.

DOENÇA GRAVE – O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que causa febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. O sarampo pode ser acompanhado de complicações sérias, principalmente em crianças menores de cinco anos, adultos maiores de 20 anos ou pessoas com algum grau de imunodepressão.

A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados como, por exemplo, escolas, creches, clínicas, meios de transporte. As pessoas infectadas são geralmente contagiosas cerca de 5 dias antes do aparecimento da erupção cutânea até 5 dias depois.

O primeiro sinal do sarampo é a febre alta que dura de quatro a sete dias, acompanhada de coriza, tosse, olhos avermelhados. Após alguns dias surgem manchas avermelhadas na pele, com início na face e atrás do pescoço, progredindo em direção aos membros inferiores, duração de aproximadamente três dias, e desaparece na mesma ordem de aparecimento.

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser administrada a toda criança de um ano de idade e uma segunda dose a crianças de 15 meses.

No caso de dúvidas em relação à doença, a unidade de saúde deve ser procurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima