Pacto Global – Aegea amplia parceria com a ONU

A Aegea Saneamento, holding da qual faz parte a concessionária Mirante, ampliou sua parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de participar mais ativamente da maior rede corporativa de sustentabilidade do mundo. A companhia, que desde 2016 aderiu aos princípios do Pacto Global, neste momento potencializa sua participação para os próximos quatro anos, agora como apoiadora institucional exclusiva do setor de saneamento básico.

COMPROMISSO — Este novo passo consolida os compromissos da Aegea com os princípios ESG (sigla para boas práticas ambientais, sociais e de governança), totalmente alinhados ao modelo de negócios da companhia.

A Aegea é reconhecida pela sua eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis. Tem reconhecimento ainda pelas iniciativas na área ambiental e licença social para operar.

Líder do setor privado de saneamento, intrinsecamente ligada aos conceitos ESG, a Aegea atualmente leva água tratada e serviços de esgoto para mais de 21 milhões de pessoas, em 153 municípios de todo o país.

POPULAÇÃO VULNERÁVEL — A Aegea reforça a parceria com a ONU por saber da responsabilidade como agente de transformação socioeconômica e ambiental no Brasil, principalmente por beneficiar a população mais vulnerável.

A afirmação é do CEO da Aegea, Radamés Casseb. “Queremos difundir nossas práticas e engajar parceiros para que os desafios da Agenda 2030 sejam alcançados”, completa ele.

A Agenda 2030 reúne ações globais práticas para atingir 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, traçados para erradicar a pobreza e promover uma vida mais digna a todos. Sempre respeitando o meio ambiente.

PLATAFORMAS DO PACTO GLOBAL — A Aegea coordena a Plataforma de Ação pela Água da Rede Brasil do Pacto Global, que reúne grandes empresas e instituições da sociedade civil. A busca é por construir uma agenda de governança em água.

A partir dessa agenda, a ideia é promover a adoção de práticas sustentáveis relacionadas à resiliência hídrica, especialmente para preparar melhor a sociedade para momentos de crise.

aCESSO AO SANEAMENTO — “Mesmo antes dos compromissos assumidos com o Novo Marco Legal, a Aegea já buscava a universalização dos serviços nos territórios em que atua”, afirma Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea. “O compromisso é o de garantir o acesso, sem deixar ninguém para trás. Nossas práticas vão além das metas do ODS 6 (Água Potável e Saneamento), pois entendemos que é nosso dever atuar incessantemente pelo desenvolvimento sustentável dos territórios”, diz.

PARCERIA — Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, diz que a parceria reforça esse novo momento. “A ampliação da parceria com a Aegea, que é referência em saneamento, vai inspirar outras companhias e setores com seus exemplos de boas práticas”, afirma.

Para o executivo, a participação das empresas privadas é essencial para potencializar o cumprimento da Agenda 2030, em especial no enfrentamento aos desafios socioambientais.

MORTALIDADE INFANTIL — Os impactos positivos da universalização do saneamento são notórios por reduzir a mortalidade infantil, as doenças e gastos com saúde, além de gerar empregos e melhorar o rendimento escolar, demonstrando que um novo cenário para as gerações futuras pode e deve ser construído agora”, afirma. A Aegea Saneamento acredita que, com mais essa iniciativa, reforça seu esforço na busca pela universalização do saneamento básico, por um país com tratamento de água e esgoto adequado a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima