
O secretário da Educação, Rossieli Soares, anunciou na segunda (13) o cancelamento do encontro que promoveria na próxima sexta (16) com estudantes das escolas de ensino médio da rede estadual no parque de diversões Hopi Hari, alegando “questões meteorológicas, mas a questão é metodológica, com contornos eleitoreiros”, diz a deputada estadual Professora Bebel, presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). O cancelamento ocorreu após a deputada Professora Bebel, através do seu mandato popular na Assembleia Legislativa de São Paulo, questionar o evento e fazer ampla denúncia sobre o caso, apontando não apenas o caráter eleitoreiro do evento, mas também sua total inadequação ao momento de pandemia do coronavírus, defendendo que o evento fosse online, caso tivesse fundamento.
A deputada Professora Bebel também questionou a legalidade do financiamento de um encontro desse tipo com dinheiro público, claramente com fins eleitoreiros para potencializar o secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares, e o governador João Doria (PSDB), que serão candidatos nas eleições do próximo ano. “Protocolamos um Requerimento de Informação, e preparávamos um Representação ao Ministério Público, ao mesmo tempo em que também estávamos ultimando preparativos para uma Ação Civil Pública”, conta.
Paralelo a isso, Bebel diz que nesta mesma segunda-feira veículos de comunicação como o portal UOL informaram que a montanha russa do parque foi paralisada no último sábado, dia 11 de dezembro, devido ao fato de uma trava de segurança ter se soltado durante o uso, quando dezenas de visitantes estavam no brinquedo. “Prevaleceu o bom-senso, mas é lamentável que tenhamos que realizar a denúncia para que tal iniciativa fosse cancelada”, enfatiza a deputada Professora Bebel.