A entrega do Prêmio Elias Boaventura de Educação 2021 acontecerá em 11 de fevereiro de 2022, em solenidade na Câmara a partir das 15h. O pedido para realizar a cerimônia no ano seguinte à concessão da honraria foi aprovado na noite desta quinta-feira (9), durante a 51a reunião ordinária da Câmara, quando foi votado o requerimento 1085/2021, dos vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Rai de Almeida (PT).
Na propositura, Kawai e Rai detalham que, por conta das restrições impostas pela pandemia, o prêmio só poder realizado no último mês de outubro e a escolha dos dois vencedores de 2021 só aconteceu em novembro e comunicada à Câmara em 6 de dezembro, o que não oferece tempo hábil para realizar a entrega ainda no segundo semestre do ano da premiação, conforme o Decreto Legislativo 27/2012.
O prêmio é outorgado anualmente em uma parceria entre a Câmara e a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), premiando trabalhos que foram apresentados no Seminário de Extensão da instituição acadêmica.
Os vereadores destacam, ainda, que em 2022 se completará uma década do falecimento do educador “que deixou um valoroso legado de luta em defesa da liberdade, das garantias democráticas e de uma educação libertadora e inclusiva”, apontam, “constituindo-se em marco relevante para se reverenciar sua memória”.
TRABALHOS – Os vencedores do Prêmio Elias Boaventura de Educação 2021 são Amanda Rodrigues Cappi e Bruna Teresinha de Cica Ciconelo, em primeiro lugar, com o trabalho “Educação nutricional sobre alimentos ultraprocessados e seus malefícios no Horto Florestal de Tupi”, que foram orientadas pelas professoras Nailza Maestá e Camilla Azevedo do Joas Gaiga. Em segundo lugar, ficou Richard Danilo Serrano e Jhonattan Chanquetti, com o trabalho “Diagnóstico nutricional e orientação alimenta para adultos ativos”, sob orientação da professora Nailza Maestá.