A importância da fisioterapia respiratória

Thais S. Rodrigues

 

Os principais benefícios incluem incremento da capacidade pulmonar, aumento de componentes elásticos ocasionado por algumas patologias.

As terapias respiratórias atualmente tem sido o grande diferencial nas estratégias para a reabilitação respiratória. O novo olhar sobre estas técnicas favorecem a respostas positivas e também a maior satisfação na relação do fisioterapeuta com seu paciente.

Dentre as varias terapias utilizadas hoje, as técnicas de pressurização, que geram pressão positiva intra-torácicas.

As terapias de reorganização e readaptação respiratória (TR3) foram desenvolvidas pela fisioterapeuta Alessandra Dorça com bases fisiológicas em terapias de pressurização controlada de vias áreas superiores. Com isso, temos fortalecimento da musculatura intrínseca, musculaturas respiratórias como abdominal e diafragma, melhora da qualidade da liberação de volume pulmonar, proporcionando relação entre as técnicas de treino contra resistivo e a presença do volume de espaço morto supra traqueal.

O objetivo é favorecer a reorganização, reposicionamento, fortalecimento, propriocepção em vias aéreas superiores com pouco uso. Também ajudar no incremento dos volumes e capacidade pulmonares, favorecendo a minimização da obstrução em várias patologias respiratórias, neurológicas e neuromusculares. Recursos utilizados ambú, válvula VUP, manômetro, podendo ser usado com máscara orofacial, bocal e traqueostomia.

______

Thais S. Rodrigues, técnica TR3, a única fisioterapeuta habilitada  na cidade de Piracicaba

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima