Barjas Negri
Nos anos 1970, de grande crescimento demográfico e de grande atração de imigrantes que vinham para Piracicaba para trabalhar no corte de cana. A Vila Cristina, (antigo “Risca Faca”) localizado no entorno da Av. Raposo Tavares atraia expressiva parcela do fluxo migratório “inchando” a população da região.
Como havia um grande número de crianças na região, a demanda educacional era imensa e a falta de escolas públicas tornou-se uma questão muito grave. Parte das crianças era transportada para as escolas da Paulista e Jaraguá e parte não tinha acesso à escola. Lamentável!
No início dos anos 1980, tive oportunidade de exercer o cargo de Secretário Municipal de Educação e compreender melhor esse grave problema educacional, uma vez que o entendimento da época era de que os Ensinos Fundamental e Médio eram responsabilidade do Estado, ficando sob responsabilidade municipal o apoio para transporte de alunos, para o fornecimento da merenda escolar e, eventualmente algum auxílio para reformas e manutenção de escolas rurais.
Para atenuar o problema das crianças da região nos articulamos com o Delegado de Ensino, Prof. Mário Chorilli, duas frentes de trabalho. Uma emergencial de adaptação do Centro Comunitário da Vila Cristina para adequar salas de aulas improvisadas, e cozinha para a merenda permitindo o atendimento, ainda que precário, do Ensino Fundamental da 1ª a 4ª séries, com disponibilidade imediata de professores por parte do Estado: essa solução perdurou por mais de dois anos. Na outra frente, o Prof. Mário Chorilli e eu trabalhamos para a construção de uma nova e moderna escola na região: a Prefeitura providenciou o terreno e o Governo Estadual comprometeu-se a construir a escola através da Companhia de Construção Escolares de São Paulo.
Assim, em 1982 é inaugurada a Escola Estadual João Sampaio para o atendimento inicial de 750 alunos do ensino fundamental da 1ª a 8ª séries e que com o passar do tempo passou a atender o ensino médio no período noturno, atendendo durante muito tempo mais de 1.000 alunos por ano, transformando-se uma importante escola da região.
Com a superlotação da E.E. João Sampaio, em nossa 1ª gestão como prefeito, nós articulamos com os Dirigentes do Ensino de Piracicaba Oldack Chaves e Fábio Negreiros para melhorar as condições e qualidade do ensino da E.E. João Sampaio; construímos e implantamos na região a EMEF Hide Maluf para atendimento dos alunos de 1ª a 5ª séries que foram transferidos gradativamente da escola estadual, que passou a dedicar-se exclusivamente ao Ensino Fundamental de 6ª a 9ª séries e ao Ensino Médio.
Mais recentemente, a EMEF Hide Maluf transformou-se numa das maiores escolas municipais do ensino fundamental devido suas ampliações e a E.E. João Sampaio adaptou-se a nova realidade educacional, um trabalho do Dirigente de Ensino Fábio Negreiros e foi incluída no programa de Escolas de Tempo Integral do Governo Estadual, num avanço em relação a melhoria da qualidade do ensino.
São ações articuladas e integradas de políticas públicas como essa que permitem avançar cada vez mais para a melhoria da qualidade do ensino em nossa cidade.
_____
Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba