Eleições da OAB (IV)

Max Pavanello

 

Hoje falaremos sobre a eleição para a OAB Piracicaba.

As eleições devem ocorrer em 25/11 e ainda não foi aberto o período eleitoral, nem a inscrição de chapas, mas, até aqui, despontam 3 chapas.

A primeira é a chapa da situação, que ainda não foi divulgada na sua integralidade, mas deverá ser encabeçada pela Dra. Fernanda Dal Picolo. Essa chapa representa o continuísmo, será a opção de quem acredita que tudo na OAB vai bem e nada precisa ser melhorado.

A oposição se mobiliza em busca de oferecer nomes para a mudança.

Um dos nomes que se apresentaram é o do advogado criminalista Dr. Leonardo Marianno, que até já citamos no nosso primeiro artigo.

Outro grupo de advogados, mobiliza-se em torno da pré-candidatura das Dras. Vivian Previde e Paula Filzek, apresentando-as como pré-candidatas a Presidente e Vice, respectivamente. Esse grupo está alinhado com o pré-candidato à Presidência da OABSP, Dr. Leonardo Sica.

Dr. Sica foi a grande novidade nas últimas eleições da OABSP, ocorridas em 2018. Advogado jovem, atuante (com o “umbigo no balcão”, como diz a expressão que usamos para nos referirmos a advogados que conhecem a realidade da advocacia), já foi Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, entidade que é reconhecida na advocacia pela excelência da sua prestação de serviços.

Passadas as eleições de 2018, Dr. Sica, que é Presidente do Movimento 133, um movimento criado com para a valorização da advocacia e do livre exercício da profissão, manteve sua peregrinação pelo Estado de São Paulo, colhendo as demandas da advocacia bandeirante, aprofundando-se nas dificuldades que enfrentamos, e, durante a campanha, apresentará soluções práticas e exequíveis para enfrentá-las.

Um dos projetos do Movimento 133, presidido pelo Dr. Sica, que já vem sendo debatido pela advocacia é criação de um aplicativo para advogados(as) avaliarem e darem notas para a atuação de juízes, desembargadores, ministros e cartórios.

As doutoras Vivian Previde e Paula Filzek já representam uma ousada inovação. Salvo engano, nunca tivemos uma mulher concorrendo ao cargo de presidente da Subseção Piracicabana da OABSP, e, certamente, é a primeira vez que teremos duas mulheres no comando da chapa, Presidente e Vice.

É a hora e a vez das mulheres!

Vivian e Paula possuem perfil combativo e firme em seus posicionamentos, possuem ampla experiência na advocacia. Advogadas com passado marcado pela ética, seriedade e competência.

Mostram-se preocupadas com a necessidade de união da classe para lutas que devemos enfrentar, como, por exemplo, o aviltamento dos honorários, morosidade na justiça, desrespeito com as nossas prerrogativas profissionais, dentre outras.

Importante deixar registrado o profundo respeito que tenho pela Dra. Fernanda e pelo Dr. Marianno, pois os conheço desde os idos do colégio, mas, pelo alinhamento e convergência de ideias e ideais, seguiremos juntos com Vivian e Paula em Piracicaba e com Leonardo Sica em São Paulo, pois a necessidade de mudanças na liderança da OAB é premente!

______

Max Pavanello, advogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima