Thais Rodrigues
Respirar corretamente pode parecer fácil, mas constantemente fazemos errado ao longo de nossos dias. A má notícia é que isso pode influenciar em toda a nossa capacidade e a boa notícia é a de que você pode reverter esse cenário.
A maioria de nós respira errado há anos, todos os dias. E as implicações disso são diversas: menor oxigenação em nosso organismo, menor capacidade funcional,uso da musculatura acessória, dispneia, entre outras.
Respirar corretamente é utilizar todos os recursos que o teu próprio corpo já te oferece.
Nós temos pulmões grandes certo? Então necessitamos de uma necessidade muito alta de oxigênio no corpo, mas não nos foi ensinado utilizá-lo. Respirar bem é saber utilizar a capacidade pulmonar de forma consciente.
Seguindo o padrão natural de como nossa respiração deveria operar, o segredo está no seu abdômen.
Nossa respiração é abdominal, então é necessário utilizar melhor os recursos de diafragma, ou seja, uma respiração mais baixa e diafragmática.
Em resumo é preciso utilizar as caixas torácicas e o seu próprio abdômen. Muitas pessoas acabam realizando diariamente justamente a inversão disso: ao invés da pessoa utilizar seu abdômen, ela começa a ter uma respiração muito curta e alta, concentrada somente no pescoço fazendo uso da sua musculatura acessória.
Você sabe como respirar corretamente?
_______
Thaís S. Rodrigues