Piracicaba rumo a 100% das estaduais em período integral

Barjas Negri

 

Em 2012, o governo estadual lançou o Programa Ensino Integral (PEI) a ser implantado gradativamente atendendo alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Para tanto era necessário adaptar as escolas para melhorar os ambientes: cozinha para a merenda, das salas de leitura e de multimídia, laboratórios etc. O processo deveria ser implantado mediante a adesão das escolas.

Tive a oportunidade de trabalhar como presidente do Fundo de Desenvolvimento de Educação (FDE) no período de 2013 a 2016, quando esse processo se inicia e se articula em todo Estado. O PEI começaria inicialmente com 182 escolas, mas não teve grande adesão. Debatemos essa questão com o Dirigente Regional de Ensino, professor Fábio Negreiros, junto com seus diretores e diretoras para mostrar a importância do projeto e, principalmente, das vantagens para os alunos.

De forma surpreendente, 18 escolas de Piracicaba aderiram ao projeto, representando 10% de todo Estado. Isso mesmo, 10% de todo o Estado. O apoio do deputado Roberto Morais foi importante nesse processo e deve ser reconhecido por todos.

Por vários anos, o projeto não foi ampliado até que em 2019/2020 foram aprovadas novas etapas e Piracicaba com sua articulação chega a 36 escolas em tempo integral e, mais uma vez, ganhou destaque em relação ao total estadual. Na ocasião, a parceria da Prefeitura e a Diretoria Regional de Ensino foi importante, além do apoio político de Roberto Morais e Alex de Madureira.

Em 2020, quando da visita do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, assumimos o compromisso de elevar o número de escolas de Piracicaba até chegar a 100%, servindo como modelo e referência estadual. Neste ano, 16 escolas são incluídas e atingimos a marca de 52 escolas, atendendo uma proporção de alunos muito acima da média do Estado.

A implantação desse programa em Piracicaba é uma demonstração de que políticas públicas bem articuladas e parcerias entre governos estadual e municipal sempre dão bons resultados. Quem ganha com isso são os alunos da rede pública, que são melhores preparados para o mercado de trabalho, avançando mais com qualificação nas escolas técnicas profissionalizantes e depois nos cursos superiores.

Ao logo dos próximos anos será preciso manter e ampliar essa articulação para preparar as escolas remanescentes para que sua infraestrutura de salas, laboratórios e outras dependências permitam suas transformações em tempo integral, tornando Piracicaba a 1ª cidade paulista nesse patamar, com resultados importantíssimos para a qualidade da educação.

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Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

 

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