Caldeirão Político

LIMPEZA — I
Não só na rua Alferes José Caetano, proximidades da Paulista, mas em outras ruas, há reclamações quanto à limpeza pública. As avenidas, onde há exposição ao público em maior quantidade, está bem o serviço, para melhor. É preciso varrer todas as ruas e avenidas, praças; pois, afinal, o contrato é para o Município de Piracicaba.

 

LIMPEZA — II
Espera-se que o titular da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Alex Gama Salvaia, não deixe de acelerar essa fiscalização, porque o povo — que paga a empresa contratada, Ambiental, através da Prefeitura de Piracicaba — vai cobrar cada vez mais. A preocupação é que, em certos lugares, está bem feito; em outros lugares, mal feito. Como fica, senhor secretário?

 

PEIXINHO
Moradores dos arredores, amigos do bairro da Nova Piracicaba e a comunidade em geral que utilizam e são a favor de manter o campo de futebol para as diversas práticas esportivas, recreativas e de lazer, estão convocando a todos para uma corrente de mobilização como ato simbólico de abraçar o local. Será no dia 18, sábado, às 16 horas, no campo de futebol do Peixinho, no cruzamento das ruas Crisântemos com a rua das Azaléias.

 

ÁGUA
A falta de água não só em Piracicaba, como na maior parte do Brasil, especialmente na região Sudeste, não permite que o uso da água seja irracional. É preciso pensar para gastar o precioso líquido. É certo lavar carro em todos os lugares, por todos? Estamos de olho! Para o bem de todos.

 

BOLSA DO POVO
As inscrições para o Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes, que irá pagar até R$ 1 mil para alunos da rede estadual, foram prorrogadas até 17 de setembro. Podem participar estudantes do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental inscritos no Cadastro Único – CadÚnico. As inscrições podem ser feitas no site https://www.bolsadopovo.sp. gov.br/. Isso quer dizer que as vagas não foram preenchidas?

 

VIA
Se for aberta uma terceira via para 2022 — hoje, o ex-presidente Lula (PT) está na preferência, pelas pesquisas —, é claro que o nome vai sair do Centro. E os bolsonaristas de carteirinha, se isso acontecer, têm certeza que sairá um nome mais pela Direita do que pela Esquerda. É matemático isso. Em outras palavras, se houver uma terceira via, fará escalas com o presidente Jair Messias Bolsonaro, sem partido.

 

ESTRATÉGIA
Há quem entenda que o fato do presidente Jair Bolsonaro (ex-integrante de inúmeros partidos) estar sem legenda, fica por conta de uma estratégia dele, Bolsonaro, caso não consiga manter cacifado para disputar o Palácio do Planalto em 2022. O raciocínio não foge muito disso.

 

FACADA?
Falando em política nacional, muitos se esquecem, mas este Capiau, idoso e cansado, não deixa de registrar que a história da “facada em Juiz de Fora”, quando passar ao controle dos historiadores, competentes e neutros, muita novidade vai aparecer. Não é por pouco que o ex-ministro José Dirceu (PT), referiu-se a “essa facada” dias passados. Continua a referência como pergunta: facada?

 

BISPO
Considerado autor do “atentado”, Adélio Bispo, que sofre de problemas mentais, foi confinado em algum tratamento e não saberá explicar exatamente o que aconteceu? Só os pássaros que voam alto, bem alto, poderão contar e cantar essa e tantas outras histórias. Que diga a deputada federal Joice Hasselmann (PSL). Ou que conte.

 

TERMO
De acordo com o informe técnico do Governo do Estado, para tomar a vacina, recomenda-se que os adolescentes estejam acompanhados de adulto responsável ou apresentem o termo de assentimento. O documento está disponível no VacinaPira. Além disso, o adolescente deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência (não necessariamente em seu nome). Termo: bit.ly/autorizaçãovacina . Ótimo.

 

TOTAL — I
O Decreto Lei nº 18.866, assinado pelo prefeito Luciano Almeida e publicado ontem (13), no Diário Oficial do Município, confirma o retorno ao horário normal de funcionamento de atendimento ao público nos órgãos de Administração Direta, Autarquias, Fundações e Empresas Públicas, com 100% da capacidade operacional da unidade.

 

TOTAL — II
Outra novidade do decreto se refere à execução de música ao vivo em bares e restaurantes, agora sem limitação de número pessoas (da banda ou grupo) e retirada da máscara facial somente no momento da apresentação. Importante este detalhe.

 

TOTAL — III
Os bares e restaurantes podem oferecer música ao vivo desde que estejam credenciados pela Prefeitura para esta finalidade, atendendo ao protocolo especial que, entre outras determinações, inclui a instalação de barreira física de vidro, acrílico ou outro material eficiente, para separação entre o palco/músico e o público.

 

TOTAL — IV
Estes estabelecimentos também devem apresentar autorização para uso de solo (para quem deseja colocar mesas e cadeiras nas calçadas), respeitar o distanciamento de 1,5m a 2m entre as mesas, além de disponibilizar no máximo 6 clientes por mesa.

 

CCECP
Parece que alguns grupos, como do CCECP (Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba), liberaram as discussões políticas. Mas sempre depende de quem administra ou “manda” no grupo de WhatsApp, como é o caso do presidente da entidade, Carlos Roberto Rodrigues, bolsonarista declarado. A Tribuna está à disposição para os artigos de opinião, seja de Centro, Direita ou Esquerda. Ou de quem não está em lado algum.

 

CANDIDATOS
O Partido PSOL já lançou o nome de Guilherme Boulos como pré-candidato ao Governo do Estado em 2022, antecipando-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) que pensa no nome do ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad. Boulos foi surpresa em 2020 ao chegar no segundo turno. Já em Piracicaba, o vice-presidente do Diretório local do PCdoB, Francys Almeida, insiste que apresentará sua pré-candidatura a governador perante o Diretório Estadual da sua legenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima