Esporte que educa

Hermes Ferreira Balbino

O mundo do Esporte é rico em experiências que ensinam para a vida. Ao praticar uma modalidade, esportistas experimentam desafios que exigem rápida resolução para que a capacidade de superação, fundamental na prática esportiva, seja ativada em diversos âmbitos: físico, mental, emocional, social e espiritual. Atletas passam pelos treinamentos para que possam enfrentar as dificuldades do jogo. Quando querem ficar mais fortes, resistentes ou velozes, esportistas realizam tarefas de maior tamanho em comparação àquelas que o jogo oferece, com a finalidade de crescer e se desenvolver para os confrontos com adversários. Sim, o contexto nos parece familiar.
Nossos momentos da vida diária têm muita semelhança com a arena do jogo. Assim como nas relações pessoais que acontecem na escola, no trabalho, nos grupos de amigos e no lar, tais disputas ocorrem com o mesmo padrão nas quadras, pistas e campos. Para melhorar um desempenho, enfrentam dificuldades programadas que vão fortalecer quem joga para enfrentar os desafios de uma competição em que vencer tem diversos significados que ultrapassam o simples desejo de competir. Da mesma maneira, é opção olhar para os problemas e dificuldades como barreiras que vão provocar o fortalecimento de aspectos pessoais mobilizados para solucionar os desafios que aparecem pela jornada da vida.

O esporte tem um significado voltado para algo mais além de ganhar ou perder; ultrapassa a vista de uma competição entre pessoas para receber diversos tipos de prêmios pela vitória. Jogos ou disputas esportivas representam a metáfora para a compreensão da dinâmica dos relacionamentos pessoais em grupos, equipes, nos negócios e da própria vida. As competições esportivas são dramas representados em campos reduzidos, em que expressões do desempenho vão das gloriosas conquistas às dolorosas derrotas, com momentos de alegria e outros de tristeza que provocam raiva e prazer, envolvem situações caóticas e da mais profunda tranquilidade, produzem os resultados de sucesso ou fracasso que nos fazem associar essas cenas e cenários ao drama da vida em que as pessoas são os verdadeiros protagonistas.
Nós podemos entender que a prática esportiva educa, se for vista a partir destas lentes. Ao vivenciar estratégias para jogar jogos ou praticar alguma modalidade que é desafiadora no enfrentamento de seus próprios estados mentais, os quais podem alternar constantemente em um uma jornada esportiva, este rico contexto apronta uma pessoa a vivenciar e resolver situações semelhantes no trabalho e na vida. Neste jogo, é possível desenvolver forças interiores e qualidades pessoais que podem levar quem joga a um desempenho acima de suas expectativas, e pode ensinar quem pratica com atenção e intensidade a responder de maneira mais equilibrada em situações exigentes e de pressão pelo resultado, que são comuns no esporte.Podemos considerar que construir um contexto do esporte como metáfora da vida é ter como princípio básico que este fenômeno, o Esporte, carrega consigo a potência para educar. A partir deste ponto de ativação, é concebida a atmosfera favorável para uma cultura esportiva em que o valor pedagógico é o eixo central de sua expressão da cultura humana.Como na vida, atletas bem-sucedidos no esporte passam por trajetórias de grande crescimento fundamentadas na preparação para enfrentar os desafios da competição esportiva. Além das habilidades específicas de uma modalidade esportiva em que são especialistas, os atletas desenvolvem-se também nos aspectos mentais e emocionais para superar seus adversários e atingir pontos culminantes das conquistas. E, em mostra de humildade, sabem reconhecer os que os ajudaram a chegar aos pontos mais altos, assim como respeitam os adversários e as barreiras que os fizeram mais fortes, rápidos e velozes. Mas, lembremo-nos do pequeno Davi que vence o gigante Golias: não basta ser forte, antes de tudo há que ser inteligente.

_____

Hermes Ferreira Balbino, secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras – Selam.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima