Osvaldo Elias de Almeida
Primeira Casa de Culto em Piracicaba, na esquina das ruas São José e Rosário, próximo ao Largo de São Benedito, onde os missionários Koger e Kennedy começaram a pregar o Evangelho.
“Aos 2 de setembro de 1881, em menos de quatro meses depois da sua chegada, o sr. Koger organizou a Igreja Metodista em Piracicaba com nove membros americanos, sendo recebidos por certidão do circuito de Santa Bárbara, os srs. Willian Godfrey, E. Fulton Smith, Thomas D. Smith e esposa, Mrs. Elisabeth C. Smith, Misses Newman, Leonora D. Smith, Laura A. Smitth, Mrs. Frances S. Koger, esposa do rev. Koger, e miss Martha H. Watss, fundadora do Colégio Piracicabano. Foi esta a terceira Igreja Metodista organizada no Brasil, e funcionava numa casa alugada, no Largo de São Benedito, que foi o primeiro ponto de cultos evangélicos em Piracicaba”. (KENNEDY, James L. Cincoenta annos de Methodismo no Brasil, 1928, Imprensa Metodista, São Paulo, pp. 25-26).
Neste mês de setembro — culto será dia 12, domingo, às 9h —, estamos celebrando 140 anos de missão metodista na cidade de Piracicaba e queremos renovar o nosso compromisso de anunciar as boas notícias da graça para servir ao Senhor, como parte do seu povo, buscando arrependimento e salvação sempre orientados pela Palavra de Deus e confiantes na sua graça.
A fé e o amor são vínculos que nos unem a Jesus Cristo e à sua Igreja e o nosso chamado manifesto em forma de participação e trabalho perseverante fortalecem nossa missão levando-nos a edificação. Nosso fundamento em Cristo unido aos votos assumidos em nossa comunidade de fé autenticam o nosso amor ao Senhor e o nosso compromisso nos atém à nossa escolha pela vida e serviço ao próximo.
Os metodistas que iniciaram o trabalho missionário nesta cidade foram apenas nove, no entanto – os que perseveraram no trabalho – até os dias de hoje são inúmeros, homens e mulheres, comprometidos em servir ao Senhor Jesus e a cooperar na sua obra fortalecidos pela sua palavra: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte”. (Mateus 5:14)
A Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nossa gratidão por nos amar, cuidar e salvar. O nosso coração está cheio de alegria em poder cooperar sendo luz.
___
Reverendo Osvaldo Elias de Almeida, teólogo, advogado, pastor titular da Catedral Metodista de Piracicaba