A diversidade em Piracicaba

Gabriela Luiza Assumpção Paes

 

Neste ano de 2021, o município de Piracicaba tem a feliz oportunidade de conhecer o PDT Diversidade; movimento composto por membros do PDT (Partido Democrático Trabalhista), organizado por ativistas e simpatizantes da causa Lgbtqia+ e dos Direitos Humanos.

A instituição do movimento no município se dá num momento histórico para o Brasil, que passa por um complexo processo de ascensão ideológica do conservadorismo autoritarista de extrema-direita, o que representa um retrocesso perigoso no que se refere a liberdades e direitos, inclusive da comunidade Lgbtqia+. Infelizmente, o Brasil segue como um dos países que mais mata Lgbtqia+ no mundo.

Para exemplificar, a expectativa de vida de uma pessoa transexual no Brasil é de apenas trinta e cinco anos, a mesma expectativa de vida de pessoas da Idade Média.

Diante dos fatos, a instituição do PDT Diversidade Piracicaba certamente representa um importante avanço na luta pelas liberdades, direitos e dignidade das pessoas Lgbtqia+ no município de Piracicaba, cuja luta é normalmente mal compreendida; consequência da falta de interesse do poder público e da desunião que por vezes ocorre dentro da própria comunidade Lgbtqia+.

É importante salientar que a luta do PDT Diversidade é abrangente, ou seja, consegue alcançar outros setores da sociedade, visto que o mesmo é composto por pessoas Lgbtqia+, que assim como os demais grupos. São cidadãos e cidadãs do Brasil, que buscam por justiça social, desenvolvimento político e econômico, melhores condições para a classe trabalhadora, uma pátria independente que garanta cidadania plena a todos, com saúde, moradia e educação acessível e de qualidade, transformação política e das instituições, para o fortalecimento da democracia, solidariedade internacional e defesa incondicional dos Direitos Humanos, defesa da soberania nacional, para preservação do território, das riquezas e da cultura do nosso país, combate a todas as formas de discriminação, e promoção e defesa de políticas públicas que incluam a população Lgbtqia+ em todos os espaços, garantindo direitos sociais que são inerentes a todo ser humano, sem discriminação.

O movimento PDT Diversidade Piracicaba entende que a luta da comunidade Lgbtqia+ (bem como das demais minorias brasileiras) por liberdades, direitos e dignidade é fundamental para o avanço da sociedade como um todo e fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira. Segregação, exclusão e preconceito são inimigos a serem combatidos através da conscientização política e humanitária.

Atualmente, o PDT Diversidade Piracicaba conta com cinco colaboradores: Gilmar Montanari, atual presidente do PDT Diversidade Piracicaba, professor de ciências e biologia e professor de ensino superior voltado para a pós-graduação; Gabriela Paes, atual vice-presidente do PDT Diversidade Piracicaba; Danilo Ciboldi, professor de matemática e física; Walkiria Paes, professora aposentada e artesã; e Fabio Incerpi, atuante no meio Lgbtqia+ como drag queen e maquiador.

_____

Gabriela Luiza Assumpção Paes, vice-presidente do PDT Diversidade Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima