Ações sociais

Paulo Nardino

 

A solidariedade nunca foi tão importante como nos dias atuais, a pandemia escancarou nossas mazelas, revelando o abismo social, que existe em nosso país. Onde os ricos são muito ricos e os pobres muito pobres.

Hoje são mais de 14,8 milhões de desempregados no Brasil (Fonte IBGE), pessoas que vivem em situação de total desalento.

Para fazer frente a esta situação alarmante, o terceiro setor composto por ONGs, Entidades beneficentes (sem fins lucrativos) tais como Igrejas e associações, vem desempenhando papel fundamento no alento aos mais atingidos.

A Igreja Do Evangelho Quadrangular em Piracicaba, liderada pelo Rev. Antônio Carlos Stefan (Pr. Toninho), é um exemplo. Durante a pandeia foram entregues somente no primeiro semestre de 2021; 500 cestas básicas por mês.

A IEQ vem desenvolvendo em toda a cidade de Piracicaba projetos sociais como:  Timóteo, que consiste em levar atividade esportiva a crianças e adolescentes (escolinha de futebol), em parceira com a Secretaria de Esporte, a mais de cinco anos o projeto é realizado em campos públicos da cidade, voluntários se dispõem aos sábados pela manha, a dar aulas de futebol as crianças e servir lanche, além do auxilio social as famílias daqueles que frequentam o projeto. Esta ação além de proporcionar lazer aos menores, também vem trazendo oportunidade de tiram os adolescentes das ruas, onde são alvo fácil para serem aliciados pela criminalidade, o Projeto Timóteo busca inserir as crianças na sociedade, como um cidadãos de bem, as atividades forão suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19, e aguarda liberação dos órgãos públicos para retomar.

Também de iniciativa do Rev. Stefan o Projeto Lazaro tornou-se uma referência no acolhimento a pessoas em situação de rua, hoje em Piracicaba 118 pessoas estão nesta condição, de acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o Projeto Lazaro, que teve suas atividade transferidas para o Ginásio do Jaraguá, por orientação da Prefeitura Municipal devido a pandemia, enviava uma Van para acolher os moradores em situação de rua e levar para sua sede, onde passavam por um triagem eram atendidos por voluntários que oferecia; banho, roupas limpas, corte de cabelo, lanche da tarde e jantar, as atividades aconteciam quinzenalmente as quintas feiras. Além da parte assistencial, recebiam acolhimento espiritual e psicológico, que visava reintegrar esta pessoa ao convívio familiar, removendo da situação em que se encontrava.

Estes são dois exemplos apenas que estamos abordando, de uma entidade da cidade, entre tantas outras que prestam serviços tão relevantes como este.

O momento é delicado, precisamos unir forças, criar pontes e derrubar os muros que nos distanciam, as ações sociais que buscam aliviar o sofrimento das pessoas são essenciais neste momento, por isso devemos divulgar amplamente e apoiar, não somente com palavras mais com ações.

Passamos por um dos invernos mais rigorosos dos últimos tempos em nossa região, importante participarmos das campanhas de agasalhos promovidas por diversas entidades, aquecer nossos corações e aquecer nosso próximo é nosso dever.

_____

Paulo Nardino, advogado

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima