Entre os cientistas mais influentes do mundo, Cerri recebe homenagem

Homenagem a Carlos Eduardo Cerri foi entregue pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) na quinta-feira (19) – CRÉDITO: Guilherme Leite

Reconhecido pela Agência Reuters como um dos maiores cientistas do clima no mundo, o professor doutor Carlos Eduardo Pellegrino Cerri teve a conquista destacada pela Câmara Municipal de Piracicaba com a moção de aplausos 71/2021, entregue pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) em ato solene, na sala da Presidência, na quinta-feira (19).

A “hot list”, divulgada em abril pela agência, uma das principais produtoras de notícias do mundo, identificou mil cientistas mais influentes em relação a estudos sobre o clima, com base no número de artigos de pesquisa publicados sobre tópicos relacionados às mudanças climáticas e a frequência com que esses textos foram citados por outros especialistas.

A lista, que traz cinco brasileiros, Carlos Eduardo, do Departamento de Ciência do Solo da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo), e seu pai, o também professor doutor Carlos Clemente Cerri, que faleceu em 2017.

Como professor associado na Esalq-USP, Carlos Eduardo atua principalmente nos temas relacionados à matéria orgânica do solo, ao aquecimento global e às mudanças climáticas, à agricultura e ao mercado de créditos de carbono, à modelagem matemática, à geoestatística e ao geoprocessamento.

“Este é um momento de agradecimento, porque você leva o nome de Piracicaba para os quatro cantos do mundo. Como os vereadores são os representantes de toda a cidade, este é um reconhecimento de Piracicaba a você. Que sirva como mais um incentivo na sua carreira e que tenhamos cada vez mais motivos para lhe agradecer”, afirmou Kawai.

O vereador acrescentou que a entrega da moção de aplausos consiste em “uma homenagem dupla”. “Afinal, pai e filho fizeram história”, disse, lembrando que o pai de Carlos Eduardo dá nome à medalha concedida pela Câmara em homenagem aos destaques da ciência e tecnologia em Piracicaba.

O professor doutor afirmou que o pai teve “participação fundamental” em sua trajetória. “Ele nunca diretamente mencionou para eu fazer isso ou aquilo, mas, quando admiramos uma pessoa, acaba tendo um reflexo positivo nas nossas ações. Acho que a genética e a admiração me fizeram trilhar uma carreira que teve uma relação bastante interessante com meu pai”, comentou Carlos Eduardo, que recebeu a homenagem junto com a família.

O cientista explicou sua linha de pesquisa. “Os trabalhos são ligados à área de agricultura, pecuária e silvicultura, cujas ações têm a capacidade de produzir fibras, energia e alimento, mas também têm um desafio muito grande de gerar a produção desses bens com respeito às condições do ambiente, sobretudo quanto à emissão reduzida de gases do efeito estufa. Têm que continuar produzindo mais, só que com menor emissão de gases e maior fixação de carbono, tirando parte desses gases que estão na atmosfera para ‘sequestrar’ na planta e no solo. Esse é o desafio.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima