A importância do exercício físico

Thais Soleira Rodrigues

 

Se a falta de uso dos músculos causa lesões, o excesso também pode causar. Para evitar que o esportista sofra uma lesão, o acompanhamento fisioterapêutico é fundamental. Ele atua promovendo um melhor desempenho e rendimento nos treinos e competições ao atleta.

Cada esporte exige um tipo de trabalho preventivo (baseado nos grupos musculares utilizados). Também é fundamental avaliar as características físicas do atleta e a quais lesões está mais sujeito.

Vale ressaltar que, para um bom tratamento fisioterapêutico preventivo, é importante avaliar também a idade, gênero, lesões prévias, condicionamento físico, flexibilidade e força muscular do esportista. A partir disso, serão definidas as estratégias de prevenção.

O principal no trabalho da fisioterapia preventiva com atletas é diminuir os riscos de lesão e levá-lo a ganhos de performance.

A fisioterapia preventiva é composta de exercícios de alongamento, relaxamento, respiratórios, terapias manuais, termoterapia, crioterapia, eletroterapia, etc.

A fisioterapia preventiva não tem contraindicações, mas deve ser orientada e acompanhada por um profissional fisioterapeuta capacitado.

_____

Thais Soleira Rodrigues, fisioterapeuta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima