Onde mora a corrupção?

Francys Almeida

 

Segundo o dicionário Aurélio, corrupção significa “ato ou efeito de corromper-se; decomposição; devassidão, depravação; suborno; peita.” Uma das definições mais objetivas é: alteração do estado original.

O ser humano tem, intrínseca em seu comportamento, a característica de ser corruptível, ou seja, está passível a se corromper. Ao longo da história, vemos casos assim, líderes que se apresentam como “salvadores da pátria” e incorruptíveis, quase semi-deuses, infalívei e, quando ascendem ao poder, mudam em absoluto seus discursos.

Dentre os mais perigosos “salvadores” são os que se intitulam “do bem”, esquecendo a tese de Thomas Hobbes, que conclui que os homens são maus por natureza. Nesse estado de natureza, segundo Hobbes, o ser humano para atingir seus objetivos, é capaz de tudo: acusar, ameaçar, difamar, utilizando-se de todos os meios para atingi-las.

Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado.

Todas as vezes que vejo político se apresentando como “perfeito”, “de bem”, “incorruptível “, concluo tratar-se de um grande mentiroso, capaz de tudo pelo poder, inclusive negar a memória de seus antepassados, que tanto veneram.

Somos falhos e, com base nisso, precisamos da Lei e do sistema de freio e contrapesos para os governantes, seja ele quem for, principalmente os demagogos, que usam da religião ou de falso messianismo para se apresentar como única solução.

A corrupção nunca acabará, mas pode e deve ser contida, com instituições fortes, acompanhamento popular, imprensa livre e fortalecimento da democracia, fundamental para todos.

O fiorentino mais conhecido da história afirmou: “O homem é mau por natureza, a menos que precise ser bom”, escreveu Nicolau Maquiavel, em O Príncipe (1513). Não se engane, os discursos de patriotismo e amor à pátria só tem validade se amar o povo brasileiro; do contrário, é mera “perfumaria política”, para ludibriar eleitor.

_____

Francys Almeida, bacharel em Direito, síndico profissional, militante partidário (PCdoB) em Piracicaba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima