Ártemis: estudo analisa novas fontes de água para abastecimentos

Josef e Lazzerini percorreram diversas regiões do Distrito de Ártemis – CRÉDITO: Assessoria Parlamentar

O geólogo Fábio Tadeu Lazzerini e o vereador Josef Borges (Solidariedade) se reuniram na sexta-feira (6), na antiga Estação Ferroviária de Ártemis, para avaliar as fontes de água do distrito. Lazzerini é assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e realiza estudos para a Prefeitura. As pesquisas visam definir possíveis locais para abastecimento de água, para o turismo e ecoturismo.

A iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) para viabilizar novas fontes de abastecimento e unir o uso da água ao turismo, preservação do meio ambiente, geração de emprego e renda, agricultura e saúde.

“Em Ártemis, além da água sulfurosa, há os córregos como o Ceveiro, que forma a lagoa do Lago Azul e os córregos Voçoroca, Pau D’Alho e Congonhal – na área rural – que podem contribuir com o abastecimento, pontos turísticos e produção agrícola”, disse Lazzerini.

O vereador Josef Borges afirmou que concorda com a iniciativa e com a possibilidade de valorização e revitalização da fonte de água sulfurosa de Ártemis, da recuperação das lagoas do Itaiçaba e do Lago Azul. “Já estamos trabalhando com a comunidade e a prefeitura na recuperação das lagoas. Essa proposta poderá contribuir para que sejam preservadas essas áreas e os córregos para que o distrito não tenha falta de água”, disse.

Eles também estiveram na margem do rio Piracicaba, na Ponte de Ferro, em espaços históricos do distrito e percorreram as lagoas do Itaiçaba e do Lago Azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima