Francys Almeida
Uma polêmica maniqueísta trazida pelos fanáticos bolsonaristas é que o Evangelho de Cristo é “conservador”. Na verdade, as escrituras são eternas, não ideológicas. Mas se analisarmos as atitudes de Jesus, podemos definir Cristo como de Esquerda ou Direita?
Neste artigo, apenas utilizando os 10 primeiros capítulos do Evangelho de Mateus, apresento argumentos que inviabilizam qualquer Cristão ser de Direita:
- Jesus nasceu em uma Manjedoura, em uma cidade pequena e sem riquezas aparentes (MT 2.1);
- Aos radicais eurocentristas e bolsonaristas, que xingam imigrantes: Jesus foi imigrante no Egito (MT 2.13);
- Semelhante ao que ocorre na atualidade, Jesus foi perseguido por um genocida, o rei Herodes (MT 2.16);
- Jesus combateu injustiças e teve um amigo e parente preso, a saber, João Batista (MT 4.12);
- O sermão da montanha desmonta as falas bolsonaristas, coloca em xeque a meritocracia e o ódio aos pobres que a Direita propaga. Nesse mesmo sermão, há defesa da justiça e dos Direitos Humanos (MT 5.3-12).
- Semelhante ao que fazem os bolsonaristas, orientou a não ser radical e egoísta (MT 6.2);
- Jesus sempre se posicionou contra o capitalismo, comparando-o a Mamom (dinheiro, riquezas); em outras palavras, ou se busca a Cristo, ou ao dinheiro. (MT 6.19-21);
- O deus da Direita se chama Mamom, que representa a usura e o Capitalismo selvagem atualmente. (MT 6.24);
- Ao curar e realizar milagres, em nenhum momento, vemos Cristo exigindo oferta ou cobrando algo para realizar milagres; fazia-os sem preconceito, sem distinção, erga mones! Para Jesus, não existe meritocracia, visto que todos são falhos e limitados aos seus olhos (MT 8.3);
- A orientação principal do chamado dos 12 apóstolos era de não possuírem ouro ou prata; Jesus era avesso ao que vemos atualmente ocorrer com a humanidade: o dinheiro jamais esteve acima de pessoas para Jesus! (MT 10.9).
Mas, aos bolsonaristas raivosos, calma! Esses são apenas os 10 primeiros capítulos de Mateus. Ainda vamos finalizar todo o livro e outros evangelhos para esclarecer e desmascarar esse governante perverso e maligno, através da verdade da Palavra de Deus.
______
Francys Almeida, bacharel em Direito, vice-presidente do PCdoB Piracicaba, Evangelista Convencionado a Conamad (Convenção Nacional das Assembleias de Deus-Ministério de Madureira), líder comunitário, articulista de A Tribuna Piracicabana.