
No Julho Verde, mês dedicado a prevenção do câncer de cabeça e pescoço o HFC Onco irá atender pacientes que queiram passar por uma avaliação médica, um atendimento gratuito na identificação da doença. Os pacientes serão orientados sobre os sintomas iniciais e de alarme, além do exame clínico, com possível detecção precoce de câncer de cabeça e pescoço.
Uma equipe multidisciplinar do HFC Saúde fará a avaliação durante todo o mês de julho. Então se você tem ou conhece alguém com os seguintes fatores de risco: ferida na boca, rouquidão, consumo de bebida alcoólica e cigarro, agende gratuitamente uma avaliação para entender como se prevenir. O agendamento será feito pelo whatsapp (19) 99663-7666.
“Será um mês dedicado à prevenção e a informação. Nossa equipe se envolveu nesse projeto para ajudar as pessoas a identificar a doença. Sabemos que quanto mais rápido um diagnóstico, maiores são as chances de cura. Não perca essa oportunidade de se cuidar”, disse o presidente do HFC Saúde, José Coral.
Caso detectada a doença o paciente será encaminhado para a FOP – Faculdade de Odontologia de Piracicaba para tratamento. “O diagnóstico precoce e o tratamento rápido e adequado são fundamentais para a cura dos pacientes. No entanto, cerca de 80% dos pacientes são diagnosticados em fases avançadas da doença. Portanto, campanhas para a orientação e conscientização da população como a do ‘Julho Verde’ são extremamente importantes para mudarmos este panorama. O Orocentro (Serviço de Diagnóstico e Tratamento de Doenças Bucais) da FOP está engajado nesta luta e acolherá os pacientes para realização do diagnóstico de possíveis lesões bucais suspeitas”, disse o Professor de Semiologia e Coordenador do Orocentro FOP-Unicamp, Márcio Ajudarte Lopes.
Dia Mundial será celebrado a 27
O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho, mas durante o mês todo são realizadas ações de prevenção e diagnóstico.
Os tumores de cabeça e pescoço representam o 9º tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo levantamento do Inca – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de boca, laringe e demais tipos é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, predomina o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.
SINTOMAS
Os tumores de cabeça e pescoço não possuem exames de rastreio (aqueles realizados em pacientes que não apresentam sintomas), por isso é preciso ficar atento a alguns sinais, como:
· Caroços no pescoço
· Feridas na boca, lábio ou língua que não cicatriza por mais de 2 semanas
· Rouquidão
· Dificuldade para engolir
· Mau hálito persistente
Em caso de qualquer um desses sintomas, procure um cirurgião de cabeça e pescoço ou um clínico geral.
ASSINTOMÁTICA
Os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no princípio da doença. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%. Com o seu desenvolvimento, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir
FATORES
A infecção pelo papilomavírus (HPV) contribui com o aumento na incidência da doença nos últimos anos e estudos brasileiros comprovam que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca. A maior causa deste tipo específico de câncer é o sexo oral sem proteção.
TABAGISMO E ÁLCOOL
O tabagismo está relacionado a 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. A associação dos hábitos de beber e fumar multiplica em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço.