Aglomerado: Gilmar Rotta é eleito presidente do Parlamento Regional

Mesa diretora do Praup é representada a partir dos quatro polos em que foram divididos os municípios – CRÉDITO: Davi Negri

Com o objetivo de unir forças e ter maior representatividade nas demandas e reivindicações das 23 cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Piracicaba, o Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba (Praup), parado desde 2016, foi reativado. Na manhã de terça-feira (22), a reunião de reativação teve a presença dos presidentes das câmaras dos municípios que compõem o aglomerado urbano e que elegeram uma nova Mesa Diretora, formada por sete membros: presidente, quatro vices, primeiro e segundo secretários.

O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Gilmar Rotta (Cidadania), foi eleito presidente do Parlamento Regional. “A proposta é trabalhar em conjunto, com todas as cidades juntas temos mais força, vamos fortalecer a nossa região para que possamos ter as nossas reivindicações atendidas”, disse. Ele destacou a importância da reativação do Praup para que as cidades tenham mais força para pressionar os deputados estaduais a votar e aprovar rapidamente o projeto de lei complementar que cria a Região Metropolitana de Piracicaba.

Os 23 municípios que integram o Aglomerado Urbano de Piracicaba representam 3,25% da população do Estado de São Paulo e 3,2% do PIB estadual. A composição da mesa foi dividida pela representação dos cinco polos que compõem o Praup. A presidência ficou com Gilmar Rotta, do polo 1, composto por Piracicaba, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, São Pedro, Rio das Pedras, Saltinho e Laranjal Paulista. Os quatro vice-presidentes foram eleitos pelos polos 2, 3, 4 e 5.

O polo 2, composto por Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Santa Gertrudes, elegeu o presidente da Câmara de Limeira, Sidney Pascotto (PSC), como representante. O presidente da Câmara de Rio Claro, José Pereira (PSD), foi eleito representante do polo 3, que é composto pelas cidades de Rio Claro, Analândia, Charqueada, Corumbataí e Ipeúna.

O quarto polo, composto por Araras, Conchal e Leme terá o presidente da Câmara de Araras, Rodrigo Soares (PSDB), como um dos vice-presidentes do Parlamento Regional e o quinto polo, composto por Capivari, Elias Fausto, Mombuca e Rafard, será representado pelo presidente da Câmara de Elias Fausto, Ronaldo Cezario (MDB).

O presidente da Câmara de São Pedro, Carlos Eduardo Oliveira, o Dú Sorocaba (PL), foi eleito primeiro secretário e Jean Carlos Ferreira (Cidadania), presidente da Câmara de Iracemápolis, segundo secretário.

MAIS REPRESENTATIVIDADE

Após a eleição da mesa diretora, o Parlamento Regional aprovou o requerimento 1/2021, que aumenta a representatividade das Câmaras Municipais no Praup de 1/5 para 1/3 dos vereadores de cada Câmara. De acordo com Gilmar Rotta, o aumento da representatividade será uma “força com mais de 100 parlamentares trabalhando dentro do Parlamento Regional”.

A próxima reunião do Praup foi marcada para o dia 13 de julho, às 10h, na Câmara de Piracicaba, onde irá ocorrer a posse da Mesa Diretora e a nomeação dos representantes regionais de cada Câmara. Na reunião, serão discutidas as demandas e necessidades levadas pelos vereadores.

Estavam presentes na reunião que reativou o Praup os presidentes das Câmaras de Águas de São Pedro – Maria de Fátima Scaranelo (PSDB); de Araras – Rodrigo Soares (PSDB), Charqueada – Marcos Ribeiro de Arruda (Republicanos); de Cordeirópolis – Carlos Aparecido Barbosa (DEM); de Corumbataí – Esdra Aparecido Afonso (Podemos); de Elias Fausto – Ronaldo Cezario (MDB), de Iracemápolis – Jean Carlos Ferreira (Cidadania); de Limeira – Sidney Pascotto (PSC); de Mombuca – Mariane Caroline Messias (Solidariedade); de Rafard –  Alexandre Fontolan (PP), de Rio Claro – José Pereira (PSD), de Rio das Pedras – Edison Donizete Marconato (PSDB); de Saltinho – Amadeu Junior – (PSDB), Santa Maria da Serra – Cassio Cury (Cidadania); São Pedro – Carlos Eduardo Oliveira, o Dú Sorocaba (PL); e o vice-presidente da Câmara de Santa Gertrudes – Washington Luiz Pereira (PSDB). Os vereadores da Câmara Municipal de Piracicaba, Josef Borges (Solidariedade), André Bandeira (PSDB), Thiago Ribeiro (PSC) e Pedro Kawai (PSDB) também acompanharam a reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima