Homem x Mulher (II) – Projeções

Em uma observação não sistematizada talvez a projeção seja o fenômeno mental mais expresso nas redes sociais. Observo frequentemente o movimento de meu Facebook, às vezes instigo e provoco meus contatos com publicações. Há alguns anos notei que certa publicação se repetia em diferentes perfis femininos com a frase “Eu vou morar na Holanda por 2 anos”. No início pensei ser um fato, mas a repetição me levou a desconfiar, sem me incomodar.

Uma amiga de extrema confiança publicou-a e achei o momento ideal para questioná-la. Disse-me ela que se tratava de uma campanha contra o câncer de mama, e a frase era apenas para despertar a curiosidade dos homens, mantendo certo mistério no ar.

Fiquei reflexivo, pois havia semanas que via essa frase, e só perguntei pela liberdade que temos. Minha curiosidade em saber como aquilo funcionava para definir o país e o tempo que variavam foi muito maior que a campanha. Mas impedido o acesso à informação, me conformei.

Quero dizer que embora ambos sejam curiosos, isso é notadamente mais presente na mulher, e uma campanha que se pretenda difundir-se contando com a curiosidade masculina não pode se pautar em como isso acontece no universo feminino, salvo exceções.

A projeção reside em se pensar o outro com sua própria lógica, principalmente se esse outro é o outro gênero. O erro é quase certo.

___

“Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil”. (Sigmund Freud)

 ___

Na pós-modernidade tudo é muito rápido, em busca do melhor, do mais bonito. O sociólogo ZygmuntBauman fala de um mundo líquido cujos laços humanos são cada vez mais frágeis; estabilidade virou utopia, um ideal que poucos alcançam. A depressão e outros males são mais fortes na pós-modernidade? Tais constatações podem se constituir como causas de problemas mentais?

 

A mudança de paradigmas com a globalização é marca da pós-modernidade. Na sociedade industrial (pré-globalizada), ‘pai orientada’, a figura paterna exercia um papel fundamental. Estruturada vertical e hierarquicamente, o pai funcionava como um orientador, uma bússola. Tínhamos ideais, metas; na escola o curso superior, na empresa um plano de carreira, a noção de hierarquia estava presente.

Com a globalização surge uma estrutura horizontal, organizada em tribos. Pais e educadores tentam em vão aplicar seu aprendizado nessa sociedade e não entendem o que há de errado. O jovem não pensa em longo prazo (o que não representa necessariamente um retrocesso). Eles chegaram nessa sociedade sem outra referência. Descobriram que a invenção vale mais que o conhecimento, e temos muito a aprender com eles. Os ideais que já não existem mais eram norteadores.

E o mal-estar muda sua roupagem. A depressão ou relações efêmeras surgem. Estabelecer uma relação causa-efeito não é tão simples quanto parece.

___

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook:fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima