Projeto: vereadores trabalham para a implantação do “Pé Diabético”

Vereadores conversaram, no último dia 26, com o secretário de Esportes, Hermes Balbino – CRÉDITO: Assessoria Parlamentar

No último dia 26, os vereadores Ana Pavão (PL), Acácio Godoy (PP) e Thiago Ribeiro (PSC) se reuniram com o secretário Hermes Balbino, da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) para discutir e incrementar o Projeto Pé Diabético.

De acordo com o Ministério da Saúde, a diabetes é doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Com isso, podem ocorrer altas taxas de glicose no sangue que levam a complicações cardíacas, nas artérias, olhos, rins e nervos, podendo inclusive ser fatal.

Uma das principais consequências é a neuropatia, que causa danos aos nervos periféricos nas extremidades do corpo – principalmente os pés – o que leva à diminuição da sensibilidade ocasionando dificuldades de cicatrização quando há presença de feridas, levando a complicações como amputação do membro. Segundo o Ministério da Saúde, a patologia é responsável por uma média de 43 amputações diárias no Brasil.

Os vereadores visitaram Sorocaba para conhecer o programa que atende na Policlínica Municipal desde 2005, através de assistência multiprofissional especializada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), alcançando aproximadamente 500 pacientes ao mês.

Diante destes dados, surgiu a ideia de trazer o projeto a Piracicaba, com objetivo de acompanhar pacientes diabéticos, desde o tratamento precoce até as consequências mais severas. O projeto contará com parceria da Selam e será adaptado para atender a população piracicabana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima