O Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba) entrega, nesta sexta-feira (28), duas câmaras conservadoras de vacinas à Prefeitura de Piracicaba. Trata-se de mais uma ação de apoio ao poder público municipal no combate à pandemia do novo coronavírus pela entidade que, em abril passado, doou sete respiradores.
As duas câmaras conservadoras de vacinas somam investimento de aproximadamente R$ 26 mil e são fabricadas pela empresa piracicabana Novainstruments Equipamentos para Laboratório, associada ao Simespi. O modelo NI 1760/500 tem capacidade para armazenar 500 litros úteis e autonomia de 48 horas. Os equipamentos já estão com a Vigilância Epidemiológica, mas a documentação referente à doação será assinada em ato que acontece na sede do Simespi (rua Samuel Neves, 1601), nesta sexta (28), às 14h, com a presença do presidente do Simespi, Euclides Libardi, e do secretário municipal da Saúde, Filemon Silvano.
Nove em cada 10 brasileiros consideram grave a situação da pandemia, segundo pesquisa da CNI. Para especialistas, o aumento da percepção de gravidade da pandemia se deu pelo próprio agravamento da doença no Brasil. Na contramão, a situação financeira das famílias tem impedido o aumento das medidas protetivas, o que torna a vacinação ainda mais necessária.